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Linha de eixos desloca igreja inteira na Suécia

Mais de 1.000 horas de planejamento foram necessárias para planejar a transferência da histórica Igreja de Kiruna até seu novo lar, feita com equipamentos da Mammoet

Assessoria de Imprensa

20/08/2025 14h07 | Atualizada em 20/08/2025 14h18

A Mammoet concluiu com segurança e sucesso o deslocamento da icônica Igreja de Kiruna, um dos marcos arquitetônicos mais valiosos da Suécia.

A operação, que durou dois dias, marca um momento histórico para a cidade de Kiruna e demonstra o poder da engenharia de precisão e da colaboração entre as equipes.

Construída no início do século XX e eleita o edifício mais bonito da Suécia, a Igreja de Kiruna é uma das maiores estruturas de madeira do país.

A transferência tornou-se necessária devido à expansão da mina Kiruna, da LKAB, exigindo que vários edifício

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A Mammoet concluiu com segurança e sucesso o deslocamento da icônica Igreja de Kiruna, um dos marcos arquitetônicos mais valiosos da Suécia.

A operação, que durou dois dias, marca um momento histórico para a cidade de Kiruna e demonstra o poder da engenharia de precisão e da colaboração entre as equipes.

Construída no início do século XX e eleita o edifício mais bonito da Suécia, a Igreja de Kiruna é uma das maiores estruturas de madeira do país.

A transferência tornou-se necessária devido à expansão da mina Kiruna, da LKAB, exigindo que vários edifícios fossem deslocados para um centro urbano recém-desenvolvido a 5 km de distância da área original.

Contratada pela empresa de engenharia Veidekke e pela LKAB, a Mammoet foi encarregada de transportar a igreja de madeira de 713 toneladas em uma única peça uma tarefa que exigiu mais de 1.000 horas de planejamento e engenharia meticulosa.

Apelidada de “A Grande Caminhada da Igreja”, a mudança atraiu milhares de espectadores, incluindo o rei da Suécia, Carl XVI Gustaf, sendo realizada com cuidado excepcional para preservar a integridade da frágil estrutura.

Com testes prévios para garantir a segurança, incluindo modelagens da resposta do edifício ao levantamento e transporte, a operação foi programada para agosto (final do verão no Hemisfério Norte), buscando evitar condições climáticas adversas.

Operação – Na operação, a igreja foi elevada a uma altura de 1,3 m e disposta sobre vigas de aço, apoiadas por dois conjuntos SPMTs (Self-Propelled Modular Transporters, ou Transportadores Modulares Autopropelidos em tradução livre) com 28 eixos.


A igreja foi elevada a uma altura de 1,3 m e disposta sobre vigas de aço, apoiadas por dois conjuntos de 28 eixos


Desenvolvido internamente, um sistema de monitoramento personalizado garantiu que a estrutura permanecesse estável durante todo o trajeto, com uma inclinação máxima de apenas 7,5 cm entre ambos os lados.

A rota, por sua vez, foi cuidadosamente analisada e preparada, incluindo a ampliação temporária da estrada e trabalhos de compactação.

Para simular a carga por eixo da igreja, a Mammoet realizou testes rodoviários usando SPMTs carregados com contrapesos.

A relocação ocorreu nos dias 19 e 20 de agosto, com a igreja chegando com segurança ao seu novo lar.

“Uma vez no local, os SPMTs baixaram a estrutura sobre suas novas fundações de concreto, concluindo uma mudança que será lembrada por gerações”, descreveu a empresa.

Campanário – Nos próximos dias, a Mammoet também realocará o campanário de 90 t da igreja, mas utilizando uma configuração diferente de SPMT.

“Esse projeto exemplifica a importância da engenharia e de planejamento detalhado na execução de operações únicas e especiais”, disse William Soeters, gerente de projetos da Mammoet.

“Estamos orgulhosos de ter desempenhado um papel fundamental na preservação desse edifício histórico para as futuras gerações”, completou.

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