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Leilões de aeroportos tendem a ser disputados

O Galeão, no RJ, tem maior atratividade, pela possibilidade de se tornar um hub internacional

O Estado de S. Paulo

12/11/2013 14h45 | Atualizada em 12/11/2013 17h44

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou no final de outubro que os leilões para os aeroportos internacionais do Galeão (RJ) e de Confins (MG), previsto para 22 de novembro, na BM&FBovespa, em São Paulo serão disputados.

Segundo Coutinho, o Galeão tem maior atratividade, pela possibilidade de se tornar um hub internacional.

"Pelo tamanho e pela possibilidade de ser um grande hub internacional, Galeão atrai mais, mas isso não significa que Confins também não tenha interessados", diz.

Em relação às condições de financiamento, o BNDES poderá entrar com até 70% do financiamento com prazo de 20 anos.

"Temos conversado com mui

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O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou no final de outubro que os leilões para os aeroportos internacionais do Galeão (RJ) e de Confins (MG), previsto para 22 de novembro, na BM&FBovespa, em São Paulo serão disputados.

Segundo Coutinho, o Galeão tem maior atratividade, pela possibilidade de se tornar um hub internacional.

"Pelo tamanho e pela possibilidade de ser um grande hub internacional, Galeão atrai mais, mas isso não significa que Confins também não tenha interessados", diz.

Em relação às condições de financiamento, o BNDES poderá entrar com até 70% do financiamento com prazo de 20 anos.

"Temos conversado com muitos investidores nos últimos seis meses. Não faltam interessados. Vai ser um leilão muito disputado. São consórcios associados de empresas brasileiras e grandes operadoras estrangeiras interessadas", conclui.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou novas modificações no edital do leilão de concessão dos aeroportos. Esta é a terceira alteração feita no documento, em itens relacionados no Manual de Procedimentos do leilão.

As mudanças, publicadas no Diário Oficial da União no final de outubro, abrangem regras sobre a forma de apresentação de documentos pelas empresas concorrentes e a garantia das propostas.

Exigência de nova pista dificulta leilão de Confins
A obrigatoriedade de construir uma pista de pouso e decolagem no Aeroporto de Confins (MG) no máximo até 2020 é o principal fator que vem afastando concorrentes do leilão de concessão, marcado para o dia 22, afirmam potenciais concessionários.

Trata-se de um investimento de cerca de R$ 1 bilhão que pode não se justificar. Há sérias dúvidas sobre o crescimento da demanda, o que pode comprometer toda a engenharia financeira do empreendimento.

 

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