Capacitação
Assessoria de Imprensa
09/08/2017 08h38 | Atualizada em 16/08/2017 17h42
A falta de informação adequada sobre a elaboração do laudo técnico de máquinas e equipamentos tem gerado muito transtorno para as empresas.
Há casos de empresas que só pensam no assunto quando são surpreendidas por uma fiscalização, que cobra o documento, ou quando ocorre um acidente de trabalho.
Segundo Roland Robert Colombari (Foto), engenheiro mecânico e de segurança do trabalho da RRQualifica Engenharia, Consultoria e Treinamento, empresa que tem em seu portfólio de serviços a elaboração e emissão de laudos técnico, o que essas empresas desconhecem é que manter um laudo técnico atualizado garante redução de custos de operação/produção, problemas le
...A falta de informação adequada sobre a elaboração do laudo técnico de máquinas e equipamentos tem gerado muito transtorno para as empresas.
Há casos de empresas que só pensam no assunto quando são surpreendidas por uma fiscalização, que cobra o documento, ou quando ocorre um acidente de trabalho.
Segundo Roland Robert Colombari (Foto), engenheiro mecânico e de segurança do trabalho da RRQualifica Engenharia, Consultoria e Treinamento, empresa que tem em seu portfólio de serviços a elaboração e emissão de laudos técnico, o que essas empresas desconhecem é que manter um laudo técnico atualizado garante redução de custos de operação/produção, problemas legais e a segurança de seus colaboradores.
“O laudo é um instrumento de auxílio a todos os proprietários de máquinas e equipamentos, pois as exigências legais já existem e estão definidas nas normas regulamentadoras e quanto mais complexo for um equipamento mais difícil é demonstrar a sua adequação sem um laudo bem elaborado”, comenta Colombari.
Para Colombari o principal benefício de um laudo técnico é o econômico, pelos seguintes fatores: redução dos processos trabalhistas; redução nos custos de adequação; redução nos custos de manutenção; e, prevenção de acidentes.
Um laudo técnico, seja de qual for o assunto, deve ser elaborado sob a responsabilidade de um profissional legalmente habilitado.
“A habilitação profissional é formalmente definida pelo conselho de classe. Ao contratar um profissional para a elaboração deste documento, a empresa pode checar junto ao conselho se sua habilitação abrange as características técnicas que serão abordadas no laudo”, explica.
28 de janeiro 2020
19 de novembro 2019
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade