Assessoria de Imprensa
08/05/2023 16h41 | Atualizada em 09/05/2023 08h55
A Lantex apresenta na Brasmin – II Feira da Indústria da Mineração, que acontece de 27 a 29 de junho, em Goiânia (GO), telas produzidas a partir de diferentes tipos de materiais, como aço, borracha e poliuretano, todas em conformidade com as suas normas técnicas específicas (ABNT, SAE, DIN, AISI e ASTM).
A empresa tem efetuado investimentos em pesquisa e desenvolvimento, para melhoria contínua das formulações, que são de fabricação própria, utilizadas na produção das telas de borracha e poliuretano. Dessa maneira, explica Vitor Diniz, gerente de assistência técnica da empresa, é possíve
...A Lantex apresenta na Brasmin – II Feira da Indústria da Mineração, que acontece de 27 a 29 de junho, em Goiânia (GO), telas produzidas a partir de diferentes tipos de materiais, como aço, borracha e poliuretano, todas em conformidade com as suas normas técnicas específicas (ABNT, SAE, DIN, AISI e ASTM).
A empresa tem efetuado investimentos em pesquisa e desenvolvimento, para melhoria contínua das formulações, que são de fabricação própria, utilizadas na produção das telas de borracha e poliuretano. Dessa maneira, explica Vitor Diniz, gerente de assistência técnica da empresa, é possível se dedicar à produção de telas modernas, com a maior durabilidade e eficiência a um custo competitivo.
“A Lantex submete os fornecedores de matéria-prima a um rigoroso processo de homologação, e também possui um laboratório próprio para realizar ensaios físicos em todo material aplicado na fabricação dos produtos”, conta Diniz.
Esse laboratório está montado nas dependências da fábrica e participa com frequência, e sempre com grande destaque, das avaliações realizadas pelo Centro Tecnológico Polímeros Elastômeros (CETEPO), importante referência nacional nesse setor.
Além de a matéria-prima ser decisiva para prolongar a durabilidade das telas, ela melhora a eficiência e a performance dos módulos. O formato geométrico das malhas e a área livre têm influência direta nos resultados da produção. “Nossa equipe técnica está sempre disponível para compartilhar com os clientes as soluções desenvolvidas para os mais diversos tipos de aplicação”, informa Diniz.
Produtos – As telas de aço da Lantex recebem materiais de alto carbono, como SAE 1080, SAE 1072, SAE 1065 e DIN 17223, e NR 220, contendo propriedades físicas e químicas que proporcionam elevada eficiência no peneiramento. “Além disso, a empresa aplica um tratamento nos arames que permite o controle das propriedades mecânicas, o que resulta no desempenho superior do produto”, explica Diniz.
Todas as particularidades das telas de aço são monitoradas no Laboratório Mecânico da Lantex. A estrutura conta com equipamentos que possibilitam o controle da produção, o desenvolvimento de novos materiais e a precisão das malhas.
A empresa permite, também, que algumas características das telas de aço sejam personalizadas em conjunto com os clientes. “O tipo de arame e o acabamento das telas convencionais, assim como o sentido das malhas nos produtos autolimpantes, são alguns dos aspectos passíveis de alterações”, complementa Diniz.
Da mesma forma como acontece com as telas de aço, as fabricadas a partir da borracha devem ter propriedades químicas e físicas adequadas para garantia de eficiência e vida útil. Para isso, a Lantex criou uma planta piloto para simular condições de operação no cliente, abastecida com as mais recentes tecnologias disponíveis.
Esse recurso permite que a empresa desenvolva as formulações demandadas pelo mercado e monitore a cadeia produtiva.
As matérias-primas dos poliuretanos são o MDI e o TDI, que por sua vez podem ser éster ou éter. O material deve apresentar, ainda, características químicas e físicas ideais.
“A combinação dessas características é fundamental para o sucesso do peneiramento e pode interferir diretamente em algumas propriedades, tais como a resistência à abrasão, a dureza, a resiliência, a tração, o rasgo, o alongamento e a maior resistência à hidrólise (material indicado para processamento em via úmida)”, detalha Diniz.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade