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AUTOMATIZAÇÃO
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Komatsu expande operação com caminhões autônomos no Brasil

Utilizados no setor de mineração, equipamentos não tripulados agregam segurança e produtividade, além de redução de emissões

Assessoria de Imprensa

12/10/2021 11h00

Em linha com as tendências globais de automatização, a Komatsu vem expandindo sua linha de caminhões autônomos em operação no país.
Atualmente, já são seis máquinas atuando no maior complexo de extração de minério de ferro do mundo, em Carajás (PA), mas – segundo a empresa – outros quatro caminhões devem entrar em circulação até o final do ano nesta operação.

Controlados por sistemas informatizados, GPS, radares e inteligência artificial, os caminhões autônomos da companhia percorrem o trajeto entre a frente de lavra da mineração e a área de descarga.

Os equipamentos desenvolvem ações dentro de camadas de segurança na mina, utilizando sensores de segurança capazes de detectar objetos como pedras grandes, veículos de pequeno porte e outros equipamentos tripulados, assim como obstáculos nas proximidades da pista.

Com isso, situações de risco como tombamento, atropelamento e colisão são completamente eliminadas do processo.

Segundo Javier Mitsuyo Matsuda, gerente executiv

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Em linha com as tendências globais de automatização, a Komatsu vem expandindo sua linha de caminhões autônomos em operação no país.
Atualmente, já são seis máquinas atuando no maior complexo de extração de minério de ferro do mundo, em Carajás (PA), mas – segundo a empresa – outros quatro caminhões devem entrar em circulação até o final do ano nesta operação.

Controlados por sistemas informatizados, GPS, radares e inteligência artificial, os caminhões autônomos da companhia percorrem o trajeto entre a frente de lavra da mineração e a área de descarga.

Os equipamentos desenvolvem ações dentro de camadas de segurança na mina, utilizando sensores de segurança capazes de detectar objetos como pedras grandes, veículos de pequeno porte e outros equipamentos tripulados, assim como obstáculos nas proximidades da pista.

Com isso, situações de risco como tombamento, atropelamento e colisão são completamente eliminadas do processo.

Segundo Javier Mitsuyo Matsuda, gerente executivo do Projeto AHS (Sistema de Transporte Autônomo), além de garantir maior segurança à operação e aos colaboradores, a operação dos caminhões de forma totalmente remota e automatizada também resulta em ganhos ambientais significativos, com redução da emissão de gases poluentes na atmosfera.

“De acordo com nossos dados globais, obtém-se melhoria de cerca de 40% na vida útil dos pneus e freios, além de redução de 13% na manutenção geral, o que leva à diminuição dos resíduos gerados se comparado com a operação tripulada", explica.
Em outra ponta, com a diminuição do número de paradas das máquinas para manutenção ou trocas de turnos, é possível observar um aumento de até 15% na produtividade.

"Os custos com carregamento e transporte de materiais, por exemplo, apresentam redução de até 15% se comparados com as operações que utilizam máquinas tripuladas", ressalta Matsuda.

A empresa montou uma estrutura específica em Parauapebas (PA) para qualificar os profissionais que atuam na operação, oferecendo treinamentos para uma operação adequada com os novos equipamentos autônomos. Até o momento, mais de 50 profissionais já foram capacitados, número que deve chegar a 120 pessoas até o final do ano.

"Contamos com simuladores Immersive e uma equipe de mais de 50 especialistas focados na implantação do projeto, suporte às operações e qualificação da mão de obra local para atuar nesses novos postos de trabalho”, afirma Matsuda.

Também já foram iniciados os testes com um caminhão-pipa equipado com Sistema de Transporte Autônomo (AHS). A tecnologia do veículo-conceito controla de forma autônoma tanto o movimento do caminhão quanto o desembolso de água, de acordo com a velocidade do veículo e a inclinação da estrada.

A novidade foi apresentada no MINExpo 2021 e deve estar disponível ao mercado em 2022.

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