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JCB desenvolve retroescavadeira sustentável com sistema Dual Fuel

Já em operação na Índia, sistema Dual Fuel permite dois tipos de operação, com combustão 100% a diesel e mista com GNV

Assessoria de Imprensa

04/05/2021 11h00 | Atualizada em 04/05/2021 11h37

Comprometida em desenvolver soluções inovadoras para os seus produtos, investindo em tecnologia e inovação, a JCB, terceira maior fabricante de máquinas de construção do mundo com destaque nas vendas de retroescavadeiras e manipuladores telescópicos (Loadall), lançou a retroescavadeira 3DX Dual Fuel.

Com o objetivo de proporcionar maior sustentabilidade aos canteiros de obras e propriedades rurais, a máquina é um conceito inovador de retroescavadeira de duplo combustível, movida tanto por diesel quanto por gás natural comprimido (GNV).

Apresentada durante o 9º Fórum Internacional de Gás de São Petersbur

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Comprometida em desenvolver soluções inovadoras para os seus produtos, investindo em tecnologia e inovação, a JCB, terceira maior fabricante de máquinas de construção do mundo com destaque nas vendas de retroescavadeiras e manipuladores telescópicos (Loadall), lançou a retroescavadeira 3DX Dual Fuel.

Com o objetivo de proporcionar maior sustentabilidade aos canteiros de obras e propriedades rurais, a máquina é um conceito inovador de retroescavadeira de duplo combustível, movida tanto por diesel quanto por gás natural comprimido (GNV).

Apresentada durante o 9º Fórum Internacional de Gás de São Petersburgo, na Rússia, e fabricada desde o final do ano passado pela JCB na Índia, a 3DX Dual Fuel é equipada com tanques de GNV montados no teto da cabine.

Desta maneira, afirma a empresa, o motor diesel JCB de 4,4 litros de 55kW foi especialmente modificado para operar tanto com 100% de diesel quanto com uma mistura de diesel e GNV.

Para facilitar o controle do operador, há um interruptor seletor na cabine que permite alternar entre o modo padrão e o modo duplo de combustível.

Na operação 100% diesel, o motor funciona normalmente, injetando combustível nas câmaras de combustão do motor. Já modo de duplo combustível, enquanto o diesel continua sendo injetado, uma porcentagem é substituída por gás natural comprimido, dependendo da rotação do motor e da carga na máquina. Esta tecnologia garante que não haja perda de potência ou desempenho.

Um dos grandes benefícios é que, comparado a um motor movido 100% a diesel, o GNV emite menores quantidades de óxido de nitrogênio (NOx) e material particulado (PM), além de também reduzir a emissão de CO2. A tecnologia garante ainda uma redução significativa de consumo. Dependendo do modo de operação, o gasto pode ser até 50% do que o de um motor comum.

“A JCB entende que sustentabilidade não é uma tendência ou um modismo. É um conceito que precisa ser aplicado em todos os setores da sociedade já nesta época em que vivemos, inclusive na construção civil e no agronegócio”, comenta o presidente da JCB para o Brasil e América Latina, José Luis Gonçalves

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