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JCB anuncia que recuperação do lucro continua no mercado global

A empresa teve crescimento em 2022 e projeta boa performance para 2023, com recorde de vendas

Assessoria de Imprensa

23/10/2023 11h02 | Atualizada em 23/10/2023 12h31

A JCB, fabricante de máquinas para construção e agricultura, realizou um comparativo sobre os lucros e o volume de negócios globais e concluiu que ambos aumentaram no ano passado. Porém, a empresa alerta para perspectivas incertas para o próximo ano no cenário global.

O volume de vendas em 2022 cresceu para £5,7 bilhões (2021: £4,4 bilhões) e o lucro antes de impostos cresceu para £557,7 bilhões (2021: £501,6 bilhões). As vendas de máquinas aumentaram para 105.148 unidades (2021: 95.650). O grupo manteve um balanço forte, sem empréstimos líquidos ao longo de 2022.

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A JCB, fabricante de máquinas para construção e agricultura, realizou um comparativo sobre os lucros e o volume de negócios globais e concluiu que ambos aumentaram no ano passado. Porém, a empresa alerta para perspectivas incertas para o próximo ano no cenário global.

O volume de vendas em 2022 cresceu para £5,7 bilhões (2021: £4,4 bilhões) e o lucro antes de impostos cresceu para £557,7 bilhões (2021: £501,6 bilhões). As vendas de máquinas aumentaram para 105.148 unidades (2021: 95.650). O grupo manteve um balanço forte, sem empréstimos líquidos ao longo de 2022.

“O grupo apresentou um forte conjunto de resultados em 2022 em meio a um cenário conturbado da cadeia de abastecimento, elevados preços da energia e níveis crescentes de inflação. A situação para o resto deste ano e até 2024 permanece incerta, uma vez que alguns mercados e certos setores mostram sinais precoces de abrandamento”, afirma o CEO global da JCB, Graeme Macdonald.

Brasil – No cenário brasileiro, Adriano Merigli, CEO da JCB para América Latina, acrescenta que o mercado nacional deve ter uma queda entre 10% e 15%. Mesmo assim, 2023 continua sendo um ano muito positivo, com mais de 30.000 máquinas vendidas. É o segundo melhor dos últimos 10 anos, abaixo apenas de 2022.

“Justamente com os produtos que somos pioneiros, continuamos líderes de vendas: nas retroescavadeiras, contamos com aproximadamente 30% do market share, e nos manipuladores telescópicos (Loadall), temos cerca de 80% de participação no mercado. Tivemos um forte crescimento no segmento agrícola com estes produtos e com as pás carregadeiras”, revela.

O executivo também pontua que, passado o período da pandemia, o fornecimento de insumos está praticamente normalizado, permitindo que os clientes da JCB possam contar com a disponibilidade de máquinas e peças de reposição sem interferências.

Além disso, o JCB Finance, que oferece diversas formas de financiamento para toda a família de máquinas JCB, vem crescendo: aproximadamente 50% das vendas vêm sendo feitas através do JCB Finance. Os clientes estão também aderindo ao Consórcio JCB e assimilando que esta é uma boa ferramenta de planejamento de compra, com taxas muito menores do que um financiamento.

O cenário brasileiro está com a demanda reprimida em busca de produtividade e atualização tecnológica, além do histórico de altas de 10% em 2020, seguido por 28% em 2021. Olhando para o retrovisor, comparando com 2021, a operação brasileira da JCB fechou 2022 com um crescimento de 20% nas vendas de máquinas e 35% no pós-vendas.

Para o fechamento de 2023, Davi Lunardi, Diretor de Vendas e Marketing da JCB América Latina, afirma que a projeção é de que, mesmo com o mercado caindo entre 10% e 20%, o volume de vendas de máquinas seja mantido.

Já no pós-vendas, a expectativa é encerrar o ano com um aumento de 30%. Também é esperado que o novo PAC, recém-anunciado pelo governo, a fim de melhorar os gargalos de infraestrutura no Brasil, atinja o mercado positivamente, visto que o país segue em franco desenvolvimento.

Para atender este crescimento de mercado e vendas a rede de distribuidores do Brasil inaugurou cinco filiais até setembro de 2023, e deve abrir mais uma até o final do ano.

“Para nós, o importante não é apenas vender a máquina, nosso objetivo é estar próximo ao cliente, desde a venda do equipamento até a realização do serviço, para que o equipamento fique parado o menor tempo possível”, comenta Fabio Santos, Gerente de Desenvolvimento de Distribuidores para a América Latina.

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