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Iveco e Iveco Bus firmam parceria com Arena do Futuro

Projeto-piloto direciona a montadora rumo a um sistema de mobilidade sem fio de emissão zero

Assessoria de Imprensa

20/06/2022 15h30 | Atualizada em 21/06/2022 13h22

O projeto-piloto da Itália sobre tecnologia de recarga indutiva para veículos elétricos, conhecido como “transferência de energia dinâmica sem fio” (DWPT, na sigla em inglês – Dynamic Wireless Power Transfer), foi apresentado em 10 de junho no circuito de testes “Arena do Futuro”, em Chiari, na província de Bréscia.

A Iveco e a Iveco BUS, marcas do Iveco Group, estão envolvidas na iniciativa com outros parceiros industriais, universidades e instituições.

O projeto foi lançado em maio de 2021 e é coordenado pela A35 Brebemi, empresa da operadora global de infraestruturas de transporte Aleatica, centrada

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O projeto-piloto da Itália sobre tecnologia de recarga indutiva para veículos elétricos, conhecido como “transferência de energia dinâmica sem fio” (DWPT, na sigla em inglês – Dynamic Wireless Power Transfer), foi apresentado em 10 de junho no circuito de testes “Arena do Futuro”, em Chiari, na província de Bréscia.

A Iveco e a Iveco BUS, marcas do Iveco Group, estão envolvidas na iniciativa com outros parceiros industriais, universidades e instituições.

O projeto foi lançado em maio de 2021 e é coordenado pela A35 Brebemi, empresa da operadora global de infraestruturas de transporte Aleatica, centrada em soluções de mobilidade sustentáveis e inovadoras.

O objetivo é demonstrar a eficiência do carregamento de veículos elétricos usando correntes indutivas dinâmicas sem contato.

A tecnologia possibilita que as baterias de veículos elétricos sejam recarregadas enquanto os automóveis estão em movimento, graças a um sistema inovador de bobinas posicionadas sob o asfalto, que transferem energia diretamente para baterias de bordo.

A Iveco Bus contribuiu para o projeto com o ônibus E-WAY elétrico de 12 metros adaptado com a conectividade necessária e tecnologia de recarga. Os testes foram realizados em um circuito de asfalto, com extensão de um quilômetro, alimentado por correntes indutivas com o veículo atingindo velocidades superiores a 70 km/h e recebendo 75 kW de energia elétrica. As condições de teste estão muito próximas das condições reais, uma das razões que tornam este um projeto único.

Os benefícios do carregamento dinâmico indutivo incluem maior eficiência energética nos veículos, redução do número de baterias, maior capacidade de carga e passageiros, vida média estendida da bateria e diminuição do tempo de parada para recarga.

A tecnologia que está sendo testada é um potencial extensor de alcance para todos os tipos de veículos eletrificados, carros de passeio, ônibus e caminhões, podendo ser utilizada por veículos elétricos e que utilizam células de combustível.

“A tecnologia de carregamento por indução também tem um potencial empolgante para veículos comerciais e pode se tornar uma plataforma de infraestrutura eficaz para todos os sistemas de mobilidade elétrica, não apenas veículos puramente elétricos. Estamos confiantes de que esta tecnologia pode contribuir efetivamente na transição para zero emissão, graças aos benefícios que oferece a todos os usuários”, completa Domenico Nucera, presidente da Iveco Bus.

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