Construção
Valor Econômico
04/12/2013 08h56 | Atualizada em 04/12/2013 17h15
No passado, o BNDES investia só na superestrutura dos portos brasileiros, enquanto a Docas Investimentos ficava a cargo da infraestrutura. Agora o BNDES investirá nos terminais privados, além dos portos públicos.
Para o funding, o banco coloca de 15% a 25% como empreendedor; 60% a 65% provêm do mercado financeiro, em que atua em parceria com outros agentes; e o restante, desde 2009, é obtido via mercado de capitais.
A nova lei dos portos, sancionada em junho, alterou o marco regulatório do setor, permitindo a abertura de mais terminais privados e centralizando na Secretaria Especial de Portos (SEP) a responsabilidade pelo planejamento do sistema portuário.
...No passado, o BNDES investia só na superestrutura dos portos brasileiros, enquanto a Docas Investimentos ficava a cargo da infraestrutura. Agora o BNDES investirá nos terminais privados, além dos portos públicos.
Para o funding, o banco coloca de 15% a 25% como empreendedor; 60% a 65% provêm do mercado financeiro, em que atua em parceria com outros agentes; e o restante, desde 2009, é obtido via mercado de capitais.
A nova lei dos portos, sancionada em junho, alterou o marco regulatório do setor, permitindo a abertura de mais terminais privados e centralizando na Secretaria Especial de Portos (SEP) a responsabilidade pelo planejamento do sistema portuário.
O governo espera, até janeiro de 2014, relicitar 107 áreas arrendadas em terminais nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, e concluir a concessão dos portos de Manaus (AM) e Imbituba (SC).
O novo marco regulatório dos portos prevê a concessão de novas áreas portuárias fora dos portos organizados (públicos) por meio de autorizações aos investidores. "Em quatro anos, a expectativa é de investimentos de R$ 34 bilhões, sendo que R$ 16 bilhões por meio do BNDES, envolvendo infra e superestrutura", diz Dalmo Marchetti, gerente do Departamento de Logística (Delog) da área de infraestrutura do banco.
03 de junho 2019
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