Construção
Assessoria de Imprensa
24/02/2016 00h00 | Atualizada em 02/03/2016 12h21
O setor portuário brasileiro começou 2016 com mais de R$ 2 bilhões em concessões para investimentos privados liberados ainda nos primeiros dias do ano, segundo divulgado pela Secretaria de Portos (SEP).
O aporte, feito por grupos empresariais interessados na construção de terminais de uso privado em pontos estratégicos do país, é importante para manter aquecido o setor que ainda carece de estrutura para gerar ganhos de eficiência e reduzir custos com a importação e exportação.
Além dos investimentos anunciados em janeiro de 2016, a Secretaria dos Portos planeja ainda publicar outros 21 editais para arrendamentos neste primeiro semestre.
O estado do Mara
...O setor portuário brasileiro começou 2016 com mais de R$ 2 bilhões em concessões para investimentos privados liberados ainda nos primeiros dias do ano, segundo divulgado pela Secretaria de Portos (SEP).
O aporte, feito por grupos empresariais interessados na construção de terminais de uso privado em pontos estratégicos do país, é importante para manter aquecido o setor que ainda carece de estrutura para gerar ganhos de eficiência e reduzir custos com a importação e exportação.
Além dos investimentos anunciados em janeiro de 2016, a Secretaria dos Portos planeja ainda publicar outros 21 editais para arrendamentos neste primeiro semestre.
O estado do Maranhão foi o primeiro a receber a autorização do governo para que a WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais – do grupo WTorre – possa investir R$ 780 milhões na construção do quarto Terminal de Uso Privado do estado.
Além deste, estão previstos outros investimentos na Bahia e no Espírito Santo. A Bahia Terminais investirá R$ 850 milhões na área portuária de Candeias (BA) e a Nutripetro, empresa especializada em gestão portuária, comércio marítimo e soluções logísticas integradas de grande porte, R$ 279 milhões em Aracruz (ES).
Segundo a Secretaria dos Portos, apenas o investimento em São Luís incrementará a movimentação de cargas em 24 milhões de toneladas, garantindo competitividade e ampliando a oferta para escoamento da produção brasileira.
Para o executivo, Ricardo Barbosa, gerente da InfraPortos South America – única feira realizada na América do Sul dedicada à tecnologia e equipamentos para armazéns, terminais e portos – os investimentos chegam em boa hora, visto que aquecerão a demanda por equipamentos e serviços para a operação portuária, além de fomentar a geração de empregos.
“Os setores portuários e de infraestrutura logística vêm na contramão da recessão que atinge grande parte dos setores produtivos. Em 2015 foi o único setor a receber repasses de investimentos federais e já no início deste ano recebe mais aportes”, pontua.
Com um leque de expositores que abrange a totalidade das operações portuárias, a InfraPortos South America 2016 reunirá de 5 a 7 de abril em São Paulo mais de 60 empresas do setor, para fomentar a realização de negócios e discutir a perspectiva da operação portuária frente ao desafio do ganho de eficiência operacional.
03 de junho 2019
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