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Investimentos em inovação e tecnologia elevam produtividade dos implementos Librelato

Aços especiais vem sendo utilizados na produção de vários tipos de implementos, como forma de oferecer maior resistência e vida útil até três vezes maior em comparação ao aço tradicional

Assessoria de Imprensasssss

23/03/2021 11h00 | Atualizada em 23/03/2021 12h39

A Librelato trabalha com a proposta de elevar continuamente a eficiência do transporte de cargas combinando em seus implementos rodoviários tecnologias leves e ao mesmo tempo robustas, para entregar alta produtividade aos clientes.

Dois bons exemplos que trazem um grande leque de inovações tecnológicas e oferecem maior rentabilidade às operações logísticas, são os implementos Rodotrem Basculante Premium 2.0 e o Semirreboque Graneleiro Pró-Nio, ambos destinados à aplicação nos setores agrícola e de construção.

O Rodotrem Basculante Premium 2.0 por exemplo, foi desenvolvido com aço de ultrarresist

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A Librelato trabalha com a proposta de elevar continuamente a eficiência do transporte de cargas combinando em seus implementos rodoviários tecnologias leves e ao mesmo tempo robustas, para entregar alta produtividade aos clientes.

Dois bons exemplos que trazem um grande leque de inovações tecnológicas e oferecem maior rentabilidade às operações logísticas, são os implementos Rodotrem Basculante Premium 2.0 e o Semirreboque Graneleiro Pró-Nio, ambos destinados à aplicação nos setores agrícola e de construção.

O Rodotrem Basculante Premium 2.0 por exemplo, foi desenvolvido com aço de ultrarresistência e acoplamento por quinta roda. É considerado atualmente o mais aerodinâmico dos modelos desse segmento existentes no mercado. Além disso, por não ter colunas externas, o modelo possui uma melhor aerodinâmica, trazendo ganhos de eficiência energética.

A escolha pelo aço de ultrarresistência, tem como principais características a resistência à abrasão, impactos e altíssimo grau de dureza. Seu emprego no modelo Basculante Premium 2.0 atende às mais variadas aplicações, desde o transporte de grãos até o de materiais mais agressivos, como areia, brita, carvão, minérios, etc.

“Com as características do aço de ultrarresistência foi possível tornar a Linha de Basculantes Premium versátil, com estrutura resistente e leve ao mesmo tempo. Com estes atributos aliados ao design moderno e inovador, que trouxe melhor aerodinâmica ao conjunto, é possível alcançar redução no consumo de combustível, entregando melhor performance para o cliente’, diz José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.

De acordo com o executivo, antes de desenvolver novos implementos para o seu portfolio, a Librelato vai a campo entender as necessidades de cada operação de transporte. Graças a esse diferencial, a empresa é uma das poucas do setor no Brasil a utilizar nos rodotrens o acoplamento do dolly por meio de quinta roda.

Diferente do sistema com engate esférico, o acoplamento por quinta roda dispensa a necessidade de uma segunda pessoa, além do motorista, para fazer o engate e desengate da composição nas operações de transporte.

“São nos detalhes que estão as diferenças de cada operação, sempre pensando na robustez, no lucro, na rentabilidade e o mais importante, na segurança”, diz o executivo.

Com o desenvolvimento do Semirreboque Graneleiro Pró-Nio a importância dada pela empresa à inovação e tecnologia ficou ainda mais aparente.

O emprego do nióbio como matéria-prima principal na composição do aço, garante 780 quilos a mais de capacidade de carga em relação a um implemento fabricado em aços comuns.

“Fomos pioneiros na utilização do nióbio no Brasil e essa tecnologia vai ainda mais longe, pois além de garantir maior carga transportada e menor tara do veículo, oferece menor consumo de combustível e, consequentemente, menor emissão de CO2 na atmosfera”, afirma.

Atualmente, a Librelato oferece o Pró-Nio também nas configurações de Bitrem 04 eixos, Bitrem 06 eixos e Rodotrem e pretende expandir para outros produtos de seu portfólio ainda em 2021.

Recentemente, a Librelato levou a tecnologia Pró-Nio também para o mercado externo, para países como Paraguai, Chile e Uruguai.

“Para nós da Librelato está claro que, assim como no Brasil, o mercado externo também passou a preocupar-se cada vez mais com a eficiência do transporte e a importância de utilizar caminhões e implementos que permitam maior rentabilidade no frete.”

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