Capacitação
Assessoria de Imprensa
24/01/2018 08h24 | Atualizada em 24/01/2018 12h12
Entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, o Instituto Opus programa de capacitação profissional da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, promoverá em São Paulo o curso de formação de Rigger, que capacitará profissionais que atuam na área de içamento de cargas em todos os requisitos necessários para elaboração e supervisão de plano de içamento de carga (plano de rigging).
Direcionado a riggers, engenheiros, supervisores e demais profissionais envolvidos em operações relacionadas a rigging, o curso tem 40 horas de duração e conta com um conteúdo programático abrangente que utiliza as especificações dos fabricantes dos
...Entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, o Instituto Opus programa de capacitação profissional da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, promoverá em São Paulo o curso de formação de Rigger, que capacitará profissionais que atuam na área de içamento de cargas em todos os requisitos necessários para elaboração e supervisão de plano de içamento de carga (plano de rigging).
Direcionado a riggers, engenheiros, supervisores e demais profissionais envolvidos em operações relacionadas a rigging, o curso tem 40 horas de duração e conta com um conteúdo programático abrangente que utiliza as especificações dos fabricantes dos guindastes, normas brasileiras de recomendação – NBR e as normas de saúde e segurança do trabalho – NRs, visando otimizar os recursos disponíveis e a promoção da segurança operacional.
Entre os tópicos abordados estão: a tecnologia dos guindastes conforme sua geração e atuação no Brasil, a interpretação e leitura de tabelas de cargas, os cálculos, dimensionamento e soluções de amarrações e os fatores determinantes em operação com mais de um guindaste.
Segundo Renato Grampa, diretor do Instituto Opus de Capacitação Profissional, a elaboração e a supervisão do plano de içamento de cargas são etapas fundamentais para a produtividade e para a segurança tanto em obras de infraestrutura quanto em projetos de empreendimentos imobiliários, comerciais e industriais.
“Por isso, o profissional de Rigger precisa ter um amplo conhecimento sobre os equipamentos envolvidos na operação, as tabelas de cargas, os sistemas de amarração, e os fatores de segurança em movimentação de carga, entre outros assuntos”, comenta Grampa.
O curso é ministrado pelo Instrutor Osvaldo Antonio Biltoveni, profissional com experiência de mercado e certificado pela Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), com a Certificação de profissionais e provedores de treinamentos em içamento e movimentação de carga. Conheça mais sobre essa certificação acessando o site da Abendi.
Os cursos do Instituto OPUS de Capacitação Profissional seguem padrões dos institutos mais conceituados internacionalmente no ensino e certificação de operadores de equipamentos e têm durações variadas.
Além do curso de Formação de Riggeer, o Instituto Opus também ministra os cursos de Supervisor de Rigging e de Gestão de Ativos.
“Também são oferecidos também cursos In company, a fim de atender as necessidades de capacitação e treinamento das construtoras, mineradoras, pedreiras, fabricantes, locadoras e distribuidores de equipamentos para construção e mineração”, finaliza.
Serviço:
Curso de Formação de Rigger – Instituto OPUS de Capacitação Profissional
Data: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Sede Sobratema – Rua Francisco Matarazzo, 404, cj. 401 – Água Branca – São Paulo/SP
Inscrições e informações: (11) 3662-4159 / opus@sobratema.com.br
28 de janeiro 2020
19 de novembro 2019
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade