PRÊMIO
Voltar

PRÊMIO

Iniciativa da CNI e do Sebrae reconhece empresas que investem em produtos e processos inovadores

O Prêmio Nacional de Inovação é dividido em três modalidades, definidas por porte das empresas. Cada modalidade conta com as categorias Gestão da Inovação e Inovação

Assessoria de Imprensa

18/06/2019 11h00 | Atualizada em 24/06/2019 15h33

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelaram na semana passada, em São Paulo, quem são os vencedores da 6ª edição do Prêmio Nacional de Inovação. Ao todo, 15 empresas de sete estados tiveram seus esforços em inovação reconhecidos.

“Assumimos o desafio de fazer com que o setor privado se comprometa com o que há de melhor e inspirador em termos de novas tecnologias, produtos, processos, serviços, mercados e políticas. É assim que vemos a inovação: como a saída mais inteligente para

...

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelaram na semana passada, em São Paulo, quem são os vencedores da 6ª edição do Prêmio Nacional de Inovação. Ao todo, 15 empresas de sete estados tiveram seus esforços em inovação reconhecidos.

“Assumimos o desafio de fazer com que o setor privado se comprometa com o que há de melhor e inspirador em termos de novas tecnologias, produtos, processos, serviços, mercados e políticas. É assim que vemos a inovação: como a saída mais inteligente para o triunfo, vencendo, inclusive, as adversidades econômicas. Essa é a razão de ser desse prêmio”, afirmou Paulo Afonso, vice-presidente executivo da CNI.

O Prêmio Nacional de Inovação é dividido em três modalidades, definidas por porte das empresas. Cada modalidade conta com as categorias Gestão da Inovação e Inovação, sendo que esta última tem quatro subcategorias: produto, processo, organizacional e marketing. Nesta edição também foram reconhecidas empresas que promoveram práticas inovadoras em saúde e segurança do trabalho (SST).

Entre as grandes, WEG, Natura, Enel, Embraco, Basf e Aker se sagram vencedoras. Akaer, BMD Têxteis, Ativa Soluções Tecnológicas, Angelus e MIP Engenharia foram as médias indústrias reconhecidas. Já os prêmios para pequenos negócios ficaram com a Boulle, CCLi, Editora Belas Letras e Topos.

Todos os vencedores participarão de imersão internacional em ecossistema de inovação.

Além disso, aqueles que ficaram em primeiro lugar nas categorias de produto e processo terão R$ 150 mil pré-aprovados para desenvolver projetos por meio do Edital de Inovação para a Indústria – iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI) e Sebrae.

Conheça alguns projetos vencedores:

Inovação em uma pequena empresa brasileira.

Destaque Saúde e Segurança no Trabalho: Boulle Móveis de Fundamento (Curitiba, PR)

A Boulle apresentou expressivos resultados decorrentes das práticas relacionadas à saúde e segurança no trabalho.

Há uma preocupação quanto à segurança, saúde e ergonomia dos colaboradores, realizando Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) / Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) não apenas internamente, mas também com empresas parceiras, fornecedoras e terceirizadas.

Há treinamentos sobre segurança e ergonomia, campanhas de conscientização sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual, esforços para padronização dos processos e mecanismos implementados para a segurança na operação de máquinas e equipamentos. A empresa ostenta um histórico, nunca tendo tido colaboradores afastados por acidente ou doenças de trabalho desde a fundação da empresa.

Médias Empresas

Inovação de produto: Akaer Engenharia S.A. (São José dos Campos, SP)

Akaer é uma empresa de soluções tecnológicas integradas especializada no desenvolvimento de aeroestruturas e gestão de projetos "Turn Key" para os setores aeroespacial e de defesa.

A empresa vem direcionando seus esforços para se tornar uma integradora, com capacidade para desenvolver e industrializar o produto podendo atuar como uma fornecedora de primeiro nível nos setores de atuação e indústria geral.

Entre seus principais produtos inovadores, destacam-se o desenvolvimento de nova báscula, mais eficiente, leve, de maior capacidade e vida operacional para o mercado de mineração.

A câmera para nano satélite de alta resolução oferece ganhos significativos em peso, resolução, capacidade de processamento e versatilidade. Os dois produtos apresentam resultados efetivos e evidenciaram a capacidade de inovar da empresa, contribuindo para o crescimento expressivo do faturamento da Akaer nos últimos anos.

Grande empresa

Inovação de Produto: WEG Equipamentos Elétricos (Jaraguá do Sul, SC)

A WEG fabrica motores elétricos, motorredutores, nobreaks, painéis elétricos, sensores industriais, tintas e vernizes. Atua nos setores de geração, transmissão e distribuição de energia, automação e controle industrial e segurança de máquinas.

Sua principal inovação de produto é o WEG Motor Scan, uma solução para o monitoramento remoto de motores por meio de sensores não-invasivos capazes de medir temperatura, vibração e tempo de funcionamento.

Esse produto reflete a estratégia da empresa em oferecer soluções completas e integradas baseadas em produtos, serviços e softwares.

Construído a partir do uso simulações, inteligência artificial e redes neurais, o WEG Motor Scan pode proporcionar melhor gestão da manutenção e maior durabilidade dos equipamentos, bem como integrá-los às tecnologias e sistemas da Indústria 4.0.

O lançamento deste e de outros produtos inovadores abriu novos mercados para a WEG. Os produtos também contribuíram para significativo aumento no faturamento e na receita operacional líquida da empresa.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E