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Helicóptero viabiliza montagem de guindaste em geleira na França

Guindaste flat-top Liebherr 150 EC-B 8 foi transportado em seções a uma altitude de 1.913 m no sopé do Mont Blanc

Assessoria de Imprensa

08/02/2023 08h06 | Atualizada em 13/02/2023 11h43

A montagem de um guindaste flat-top Liebherr 150 EC-B 8 exigiu o uso de um helicóptero para ser realizada a uma altitude de 1.913 m em meio às montanhas dos Alpes.

O equipamento foi montado para atuar na construção de um novo centro educacional instalado sobre a maior geleira da França – o “Mer de Glace” –, no sopé do Mont Blanc, a montanha mais alta da União Europeia, com 4.808 m.

Após a fundação ser fixada ao maciço, um helicóptero Kamov KA 32 A11 BC da Heliswiss (foto) transportou uma seção de torre após a outra até a estação montanhosa de Montenvers.

A montagem incomum do guindaste demorou cerca de oito horas, tempo necessário para que o helicóptero realizasse 30 viagens e entregasse todas as peças e componentes do sistema de torre, que partiram de uma área em Chamonix, a cerca de 3,5 km da estação.

Quatro engenheiros da FT Montage e seis assistentes de voo da Heliswiss receberam e conectaram as peças, trabalhando com uma altura de mais de 40 m de torre.

“A montagem tem sido um verdadeiro esforço de equipe, que n&at

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A montagem de um guindaste flat-top Liebherr 150 EC-B 8 exigiu o uso de um helicóptero para ser realizada a uma altitude de 1.913 m em meio às montanhas dos Alpes.

O equipamento foi montado para atuar na construção de um novo centro educacional instalado sobre a maior geleira da França – o “Mer de Glace” –, no sopé do Mont Blanc, a montanha mais alta da União Europeia, com 4.808 m.

Após a fundação ser fixada ao maciço, um helicóptero Kamov KA 32 A11 BC da Heliswiss (foto) transportou uma seção de torre após a outra até a estação montanhosa de Montenvers.

A montagem incomum do guindaste demorou cerca de oito horas, tempo necessário para que o helicóptero realizasse 30 viagens e entregasse todas as peças e componentes do sistema de torre, que partiram de uma área em Chamonix, a cerca de 3,5 km da estação.

Quatro engenheiros da FT Montage e seis assistentes de voo da Heliswiss receberam e conectaram as peças, trabalhando com uma altura de mais de 40 m de torre.

“A montagem tem sido um verdadeiro esforço de equipe, que não teria sido possível sem a confiança mútua”, disse Guillaume Riband, gerente de operações da Vinci Construction France, responsável pela obra.

Um dos maiores desafios que a construtora enfrentou foi selecionar o guindaste adequado. Originalmente, o local exigia um guindaste na faixa de 250 toneladas, devido às cargas que precisavam ser movimentadas.

Como essa configuração é muito pesada para montagem com helicóptero, a Liebherr trabalhou com os clientes Solumat GAT (divisão de materiais do Grupo Vinci) e CBCE Grenoble (empresa de construção também do Grupo Vinci) para encontrar alternativas.

Por fim, a fabricante sugeriu o modelo EC-B 150, uma vez que a lança de 3.600 kg é leve o suficiente para que o helicóptero possa manejá-la. Além disso, o guindaste tem design flexível, podendo ser desmontado em várias peças individuais, como de fato ocorreu.

Equipada com lança de 45 m e gancho de 42 m, a grua apoiará a construção da nova estação de teleféricos e do Centro Internacional de Glaciar e Interpretação Climática, cuja obra que se estenderá até junho de 2023.

O novo “Glaciorium” se tornará a atração principal em Montenvers, ajudando os visitantes a compreender os fenômenos associados ao aquecimento global. Ao custo de mais de 50 milhões de euros, a readequação da estação deve ser concluída em dezembro de 2024.

Devido à complexidade da operação, a FT Montage ganhou inclusive o “Trophée des Grues à Tour” (Troféu de Guindastes de Torre), entregue anualmente pela CPMDG (Comissão para profissões e equipamentos de guindastes de torre), da federação francesa de materiais de construção DLR.

“O planejamento preciso tem sido a chave para essa montagem de sucesso”, concluiu Riband.

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