Assessoria de Imprensa
21/10/2024 12h22 | Atualizada em 22/10/2024 08h59
A primeira operação na França a usar um veículo verde movido a hidrogênio está em andamento em Saint-Cyr-l’École.
O teste vem sendo realizado em um canteiro de obras equipado com uma estação de recarga de hidrogênio e liderado pela Bouygues Bâtiment Habitat Social.
No local, uma plataforma elevatória descarbonizada da Haulotte está sendo usada para realizar o isolamento externo de um edifício de habitação social.
Em maio de 2022, a Haulotte e a equipe de hidrogênio da Equans France assinaram um acordo para testar em condições reais a tesoura HS18 E PRO, que integra a linha Pu
...A primeira operação na França a usar um veículo verde movido a hidrogênio está em andamento em Saint-Cyr-l’École.
O teste vem sendo realizado em um canteiro de obras equipado com uma estação de recarga de hidrogênio e liderado pela Bouygues Bâtiment Habitat Social.
No local, uma plataforma elevatória descarbonizada da Haulotte está sendo usada para realizar o isolamento externo de um edifício de habitação social.
Em maio de 2022, a Haulotte e a equipe de hidrogênio da Equans France assinaram um acordo para testar em condições reais a tesoura HS18 E PRO, que integra a linha Pulseo para terrenos acidentados da marca.
A lança é equipada com sistema Range Extender removível, alimentado por uma célula de combustível de hidrogênio que recarrega as baterias.
Embora as máquinas elétricas já estejam disponíveis, o hidrogênio oferece a vantagem de descarbonizar locais isolados sem infraestrutura elétrica, aumentando a autonomia e permitindo recargas rápidas, destaca a Haulotte, acrescentando que o experimento exigiu a certificação de todos os equipamentos e uma estação de recarga.
A parceria busca abrir caminho para uma transição energética acelerada nos canteiros de obras, melhorando a resistência e a produtividade das máquinas.
“Esse sistema de recarga rápida também evita longos períodos de carregamento e reduz o risco de roubo de equipamentos durante a noite”, afirma a empresa.
“As emissões de poluentes e o ruído são drasticamente reduzidos, pois a célula de combustível emite apenas vapor de água”, observa.
Para enfrentar o desafio, a Haulotte e a Equans contaram com duas empresas francesas para projetar e implantar as soluções.
A Roth H2 está fornecendo uma estação de recarga que atende aos requisitos de espaço e robustez dos locais de trabalho, enquanto a H2SYS está integrando a célula de combustível de hidrogênio e a tecnologia de armazenamento de alta pressão na tesoura fabricada pela Haulotte.
Toda a cadeia de valor está envolvida no experimento, desde o fornecimento de hidrogênio até seu uso.
“Esse projeto-piloto fornecerá informações valiosas para acelerar a transição energética e enfrentar os desafios climáticos”, acentua Caroline Mazzoleni, diretora da área de hidrogênio e combustíveis elétricos da Equans France.
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