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Hamburg Süd investe R$ 700 mi para incrementar transporte de cabotagem

Expectativa da empresa é que o transporte entre portos nacionais aumente mais de 15% este ano

O Estado de São Paulo

14/01/2015 12h09 | Atualizada em 21/01/2015 11h51

Pouco otimista com o comércio exterior em 2015, a multinacional alemã Hamburg Süd vai apostar na cabotagem (transporte marítimo feito apenas na costa nacional) para incrementar a receita no Brasil.

A empresa acaba de investir R$ 700 milhões na renovação da frota de sua subsidiária Aliança.

Foram comprados seis navios porta contêineres - quatro deles com capacidade de 3.800 teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e dois de 4.800 teus.

Com a aquisição, a companhia passa a contar com 11 embarcações na costa brasileira - metade do total de navios que fazem a movimentação de contêineres no país.

A explicação para o aumento da frota, expli

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Pouco otimista com o comércio exterior em 2015, a multinacional alemã Hamburg Süd vai apostar na cabotagem (transporte marítimo feito apenas na costa nacional) para incrementar a receita no Brasil.

A empresa acaba de investir R$ 700 milhões na renovação da frota de sua subsidiária Aliança.

Foram comprados seis navios porta contêineres - quatro deles com capacidade de 3.800 teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e dois de 4.800 teus.

Com a aquisição, a companhia passa a contar com 11 embarcações na costa brasileira - metade do total de navios que fazem a movimentação de contêineres no país.

A explicação para o aumento da frota, explica Julian Thomas, presidente da Hamburg Süd, está nos números. Enquanto a cabotagem cresceu 35% no ano passado e representou 20% da movimentação da empresa, o transporte de cargas importadas avançou apenas 2% e o de exportadas, 5%.

Para este ano, a expectativa é que o transporte entre portos nacionais aumente mais 15%, prevê o executivo.

"Ainda não é um mercado maduro, mas esse modal de transporte está ganhando o seu lugar na cadeia de logística dos clientes."

Hoje, a cabotagem representa cerca de 10% de toda movimentação de cargas feitas no Brasil - na China essa fatia é de 48%, segundo o Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos). O modal rodoviário é o campeão com 65% de participação da matriz de transporte.

 

 

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