Assessoria de Imprensa
29/07/2022 07h46 | Atualizada em 01/08/2022 15h08
Com pouco espaço de manobra, a construção de um edifício de 170 m vem sendo viabilizada com a utilização de quatro guindastes de torre da Liebherr, ajudando a reestruturar o distrito de Part-Dieu em Lyon, na França.
O edifício mais marcante na remodelação é o "To-Lyon", um arranha-céu com 170 m de altura. Quando concluído, na primavera europeia de 2023, o edifício contará com área total de 80 mil m2 com escritórios, lajes corporativas e hotel.
Alta capacidade de elevação e possibilidade de ancorar os guindastes foram os principais pontos que a contratante Vinci Const
...Com pouco espaço de manobra, a construção de um edifício de 170 m vem sendo viabilizada com a utilização de quatro guindastes de torre da Liebherr, ajudando a reestruturar o distrito de Part-Dieu em Lyon, na França.
O edifício mais marcante na remodelação é o "To-Lyon", um arranha-céu com 170 m de altura. Quando concluído, na primavera europeia de 2023, o edifício contará com área total de 80 mil m2 com escritórios, lajes corporativas e hotel.
Alta capacidade de elevação e possibilidade de ancorar os guindastes foram os principais pontos que a contratante Vinci Construction France considerou no trabalho, que utiliza soluções sob medida para atender às demandas.
A frota de guindastes utilizada no projeto, que está localizado bem próximo à estação central da cidade, inclui os modelos 420 EC-H 16, 280 EC-H 12, 280 EC-H 16 e 250 EC-B 12.
A altura do gancho e o comprimento da lança dos guindastes com mecanismo de giro superior foram selecionados de modo que as máquinas pudessem girar umas sobre as outras, mesmo com pouco espaço disponível.
As lanças das gruas que trabalham no local têm entre 30 e 65 m de comprimento, com alturas de gancho entre 47 m e, no caso do guindaste 420 EC-H 16, 194 m.
“Um sistema estável de torre e um sofisticado conceito construtivo são os aspectos que tornam possível atingir essa altura elevada de gancho na montagem do edifício To-Lyon", ressalta a fabricante.
“Isso porque os sistemas de escoramento assumem comprimentos diferentes à medida que os trabalhos progridem”, explica.
Inicialmente, foram utilizados suportes mais longos e, depois, mais curtos, permitindo que a grua fosse erguida sem comprometer o cronograma. A razão para isso é que a grua teve de ser escorada quando a fachada de concreto ainda não estava terminada.
“Os guindastes estão sendo utilizados principalmente na instalação de estruturas de aço e trabalhos de concretagem, sendo que algumas das cargas superam 12 t”, conclui o comunicado.
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