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Grupo Potencial começa a usar biodiesel B100 em frota de caminhões Scania

Frota de caminhões da empresa vai usar biodiesel 100% feito de material orgânico e, com isso, redução das emissões de CO₂ chega a 95%

O Estado de S.Paulo

17/01/2024 13h16 | Atualizada em 23/01/2024 09h07

O Grupo Potencial, uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil investiu cerca de R$ 26,4 milhões na compra de 24 caminhões Scania que vão rodar com biodiesel B100.

Ou seja, a composição 100% feita de material orgânico, sem diesel mineral. Vale lembrar que o diesel vendido no Brasil tem 12% de biodiesel na composição.

Segundo o Grupo, o uso do biodiesel B100 garante redução de até 95% das emissões de dióxido de carbono (CO₂). Nesse sentido, o primeiro caminhão da frota movido a biodiesel começou a operar no fim de 2023. O modelo faz a rota ente o Porto de Paranaguá e a usina de biodiesel da

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O Grupo Potencial, uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil investiu cerca de R$ 26,4 milhões na compra de 24 caminhões Scania que vão rodar com biodiesel B100.

Ou seja, a composição 100% feita de material orgânico, sem diesel mineral. Vale lembrar que o diesel vendido no Brasil tem 12% de biodiesel na composição.

Segundo o Grupo, o uso do biodiesel B100 garante redução de até 95% das emissões de dióxido de carbono (CO₂). Nesse sentido, o primeiro caminhão da frota movido a biodiesel começou a operar no fim de 2023. O modelo faz a rota ente o Porto de Paranaguá e a usina de biodiesel da companhia, em Lapa.

De acordo com a Potencial, a distância entre as duas cidades paranaenses é de 150 km. Conforme a distribuidora, o modelo, um Scania feito em 2019, já fazia parte de sua frota. Porém, para poder rodar com biodiesel B100 o caminhão recebeu atualizações. Basicamente, foram trocados itens como filtros e o software de gerenciamento do motor. O novo sistema, que custa cerca de R$ 20 mil, é fornecido pela própria Scania. Portanto, mantém as características originais do caminhão.

De acordo com o Grupo Potencial, os novos caminhões têm funcionamento parecido com o de carros com motor flex. Ou seja, podem rodar tanto com biodiesel quanto com diesel comum. Bem como com a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Porém, a ideia é expandir a frota com caminhões a biodiesel também de outras marcas.

Agora, a empresa está iniciando a segunda etapa do projeto. Ou seja, já negocia com outras montadoras a conversão dos caminhões para biodiesel. Atualmente, a frota da Potencial conta com 150 caminhões de várias marcas. Segundo o vice-presidente da companhia, Carlos Eduardo Hammerschmidt, no segundo semestre os 24 novos Scania começam a rodar com biodiesel B100.

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