Assessoria de Imprensa
17/10/2022 16h28 | Atualizada em 18/10/2022 09h18
A Gripmaster fechou uma parceria com a fabricante chinesa XCMG para fornecer pneus para testes do primeiro caminhão elétrico modelo XDR80TE a ser operado no Brasil, que serão iniciados ainda neste semestre.
O próximo passo prevê a produção de outros modelos específicos de produtos, feitos sob medida para uso em outros caminhões elétricos desenvolvidos pela XCMG.
A parceria foi concretizada depois que a empresa buscou no mercado OTR (fora de estrada) os pneus mais indicados para uso no primeiro caminhão elétrico a ser utilizado em mina aberta no Brasil.
“Fomos procurados pela XCMG para dar suporte técnico na adapta
...A Gripmaster fechou uma parceria com a fabricante chinesa XCMG para fornecer pneus para testes do primeiro caminhão elétrico modelo XDR80TE a ser operado no Brasil, que serão iniciados ainda neste semestre.
O próximo passo prevê a produção de outros modelos específicos de produtos, feitos sob medida para uso em outros caminhões elétricos desenvolvidos pela XCMG.
A parceria foi concretizada depois que a empresa buscou no mercado OTR (fora de estrada) os pneus mais indicados para uso no primeiro caminhão elétrico a ser utilizado em mina aberta no Brasil.
“Fomos procurados pela XCMG para dar suporte técnico na adaptação do caminhão elétrico às condições da operação”, destaca Alexsandro Berger, gerente comercial internacional da Gripmaster.
“Visitamos a mina do cliente e fizemos reuniões técnicas em conjunto. Encontramos ao final uma solução que atenderá parcialmente, porém de forma segura e imediata a demanda do cliente”, destaca.
De acordo com a XCMG, os pneus da Gripmaster não demandaram qualquer mudança ou adaptação no setup do caminhão, sendo montados na roda original do veículo, que ficou apto para operar nas condições e nos parâmetros de operação da mina.
“O setup original de fábrica do modelo XDR80TE condiz com as demandas e condições de operação mais comuns em mineração, especialmente na Ásia, onde a XCMG tem maior presença de mercado”, explica Alexandre Sulivan, gerente de projetos da XCMG Brasil.
Mas, para operar no Brasil, existem algumas particularidades que o conjunto original eventualmente não suprirá plenamente.
“Nesse caso específico, o caminhão deve estar apto a rodar com velocidade de 40-50 km/h em média”, explica Sulivan, destacando que os pneus originais de fábrica atendiam somente até 10-15 km/h.
“Porém, junto com a Gripmaster encontramos uma solução rápida e viável para elevar a velocidade média para 25 km/h, com capacidade e carga condizentes à especificação do caminhão elétrico e sem qualquer comprometimento com a segurança”, assegura.
Para atender à demanda do cliente, a Gripmaster já está desenvolvendo um novo pneu, que poderá circular a uma velocidade média de 40 km/h com a mesma capacidade de carga.
“É um projeto que reflete na prática os valores da Gripmaster, que é oferecer uma operação cada vez mais limpa e sustentável, impactando de forma inovadora na produtividade”, completa Berger.
25 de novembro 2024
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