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21/07/2010 09h48 | Atualizada em 21/07/2010 13h17
A indústria brasileira de implementos rodoviários fechou o primeiro semestre deste ano com um desempenho melhor do que o registrado no período equivalente em 2009. Os resultados, aliás, superam até mesmo os alcançados nos seis primeiros meses de 2008, ano histórico no qual foi registrado o recorde de emplacamentos no setor.
Segundo a Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, até junho de 2010, no geral, foram emplacadas 75.515 unidades, contra 49.387 nos primeiros seis meses do ano passado e 62.930 emplacamentos na primeira metade de 2008, representando, respectivamente, crescimentos de 52,91% e 20% ante aos anos anteriores.<
...A indústria brasileira de implementos rodoviários fechou o primeiro semestre deste ano com um desempenho melhor do que o registrado no período equivalente em 2009. Os resultados, aliás, superam até mesmo os alcançados nos seis primeiros meses de 2008, ano histórico no qual foi registrado o recorde de emplacamentos no setor.
Segundo a Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, até junho de 2010, no geral, foram emplacadas 75.515 unidades, contra 49.387 nos primeiros seis meses do ano passado e 62.930 emplacamentos na primeira metade de 2008, representando, respectivamente, crescimentos de 52,91% e 20% ante aos anos anteriores.
Estes números, no entanto, estão suportados pelos ótimos resultados do setor de carrocerias na primeira metade de 2010, quando foram emplacadas 48.769 unidades, refletindo crescimentos da ordem de 57,59% e 37,41% sobre os anos de 2009 e 2008, quando foram registrados, respectivamente, 30.946 e 35.492 emplacamentos.
Já no segmento de reboques e semirreboques a história é diferente. O primeiro semestre de 2010 registrou crescimento de 45,04% sobre o período equivalente em 2009: 26.746 emplacamentos contra 18.440. Contudo, se a comparação for feita com os resultados de 2008, nota-se que daquele ano para o atual houve uma queda de 2,52%, já que a primeira metade do ano histórico totalizou 27.438 emplacamentos.
De acordo com Rafael Wolf Campos (foto), presidente da Anfir, no global, 2010 pode superar 2008 por conta dos altos números do setor de carrocerias. Entretanto, ao considerar o valor agregado, o ano atual pode não ser tão positivo quanto foi o retrasado, já que o valor de uma carroceria é muito mais baixo do que o de um reboque ou semirreboque.
Do ponto de vista de Campos, 2010 ainda pode superar 2008 no setor de reboques e semirreboques, mas é muito difícil fazer esta afirmação nesta altura do campeonato. “Isto depende muito do desempenho mês a mês até o final do ano. A tendência é que o segundo semestre seja melhor do que o primeiro. Por outro lado, sempre surge um fator macroeconômico que interfere neste segmento. Precisa acontecer algo diferente”, explica.
28 de julho 2020
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