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Governo paulista anuncia pacote de concessões em infraestrutura

Segundo o governador do estado de SP Geraldo Alckmin, a expectativa é atrair investidores nacionais e internacionais

DCI

25/11/2015 13h55 | Atualizada em 03/12/2015 17h15

Com o objetivo de atrair investimentos em mobilidade, o governo paulista anunciou essa semana um pacote de concessões que prevê até R$ 13,4 bilhões em investimentos em rodovias, metrô, aeroportos e ônibus intermunicipais.

Segundo o governador Geraldo Alckmin, a expectativa é atrair investidores nacionais e internacionais. "Existe uma perspectiva nossa de gerar 280 mil empregos através desse investimento. Com isso podemos promover a expansão de cerca de R$ 10,4 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo".

No plano, o número de rodovias sob concessão será ampliado em 30%. Hoje, o estado possui 6,6 mil quilômetros (km) de pistas operadas por emp

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Com o objetivo de atrair investimentos em mobilidade, o governo paulista anunciou essa semana um pacote de concessões que prevê até R$ 13,4 bilhões em investimentos em rodovias, metrô, aeroportos e ônibus intermunicipais.

Segundo o governador Geraldo Alckmin, a expectativa é atrair investidores nacionais e internacionais. "Existe uma perspectiva nossa de gerar 280 mil empregos através desse investimento. Com isso podemos promover a expansão de cerca de R$ 10,4 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo".

No plano, o número de rodovias sob concessão será ampliado em 30%. Hoje, o estado possui 6,6 mil quilômetros (km) de pistas operadas por empresas particulares. O novo pacote prevê outros 2,2 mil km. O prazo dos novos contratos terá 30 anos e o edital será realizado em abril de 2016.

As estradas que serão repassadas foram separadas em quatro lotes. A previsão é de que, no total, sejam investidos até R$ 10,5 bilhões em melhorias desses trechos. Os editais para as rodovias devem ser publicados em abril do próximo ano, enquanto os de aeroportos serão lançados em março.

As linhas do metrô de São Paulo 5-Lilás e 17-Ouro, ainda em obras, também foram oferecidas. A concessão tem prazo de 30 anos e prevê aporte de R$ 200 milhões.

"A mesma concessionária poderá operar as duas linhas ou poderemos ter duas empresas diferentes investindo em cada uma delas. Esse repasse proporcionará mais flexibilidade para a incorporação de processos inovadores na gestão, operação e manutenção dessas linhas", afirma.

O prazo para recebimento dos estudos de viabilização é março de 2016. No entanto, o edital deve ser publicado apenas em setembro. A previsão é de que as linhas fiquem totalmente prontas em 2018.

Alckmin convidou também as empresas para investir no sistema de transporte intermunicipal. Serão cinco as áreas licitadas: Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, Santos e Ribeirão Preto. O objetivo é renovar a frota de ônibus existente. O investimento previsto é de R$ 2,6 bilhões.

Já em relação aos aeroportos, os aeródromos de aviação executiva Itanhaém, Ubatuba, Jundiaí, Campinas (Campo dos Amarais) e Bragança Paulista também foram oferecidos. Ao todo, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) prevê um total de R$ 91,8 milhões em investimentos.

"O estado não precisa ser provedor de tudo e nem executor de tudo, mas ter forte papel importante de regulador e fiscalizador", disse Alckmin no lançamento do programa.

O governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung, também anunciou a abertura de um processo de licitação para investimentos no aeroporto de Linhares (ES). O aporte será de R$ 38,055 milhões e terá origem do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa).

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