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Governo do MT estima obras da 1ª ferrovia estadual já em 2022

Sob o regime de autorização, o projeto prevê um sistema com 730 quilômetros e exploração de 45 anos, prazo que pode ser prorrogado

Estadão Conteúdo

27/07/2021 11h00 | Atualizada em 27/07/2021 11h27

O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), estimou que as obras da primeira ferrovia estadual do Estado devem começar já em 2022. A estimativa de investimento é da ordem de R$ 12 bilhões.

“É possível que no fim do primeiro semestre de 2022 tenhamos obras efetivamente acontecendo”, disse na semana passada em evento para anunciar oficialmente o chamamento público para o projeto. Até o momento, apenas a Rumo manifestou interesse.

Sob o regime de autorização, o projeto prevê um sistema com 730 quilômetros e exploração de 45 anos, prazo que pode ser prorrogado. Serão dois blocos de ferrovias, ambos parti

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O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), estimou que as obras da primeira ferrovia estadual do Estado devem começar já em 2022. A estimativa de investimento é da ordem de R$ 12 bilhões.

“É possível que no fim do primeiro semestre de 2022 tenhamos obras efetivamente acontecendo”, disse na semana passada em evento para anunciar oficialmente o chamamento público para o projeto. Até o momento, apenas a Rumo manifestou interesse.

Sob o regime de autorização, o projeto prevê um sistema com 730 quilômetros e exploração de 45 anos, prazo que pode ser prorrogado. Serão dois blocos de ferrovias, ambos partindo de Rondonópolis com destino a Cuiabá e Lucas do Rio Verde.
“O prazo é de 4 anos após o início das obras para a ferrovia chegar a Cuiabá e 7 anos para Lucas do Rio Verde”, destacou o governador.

Ele acrescentou que o governo tem 45 dias para receber manifestações de interesse. “Estimamos que no máximo em 60 dias publicaremos o resultado da concorrência, com assinatura do contrato. A partir daí a empresa vencedora pode apresentar o projeto de licenciamento ambiental.”

Segundo o governador, o critério principal para escolha da proposta é a “maior abrangência de cobertura ferroviária dentro do projeto”. “Não é um projeto para 10 investidores, precisa de um investimento robusto e empresas do ramo. Mas esperamos que haja competição, inclusive com empresas de fora do país”, destacou.

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