Assessoria de Imprensa
18/08/2022 08h41 | Atualizada em 22/08/2022 14h33
A mineradora anglo-suíça Glencore está preparando o início da operação, prevista para 2024, de uma nova mina de níquel e cobre em Ontário no Canadá.
Como parte do Projeto Onaping Depth, a mina será uma das primeiras do mundo com utilização integral de equipamentos de mineração elétricos, com uma grande participação das soluções da Epiroc, incluindo funcionalidades de automação e controle remoto.
No momento, a mineradora está adquirindo 23 equipamentos subterrâneos Epiroc movidos a bateria. A frota inclui carregadeiras Scooptram, caminhões Minetruck, perf
...A mineradora anglo-suíça Glencore está preparando o início da operação, prevista para 2024, de uma nova mina de níquel e cobre em Ontário no Canadá.
Como parte do Projeto Onaping Depth, a mina será uma das primeiras do mundo com utilização integral de equipamentos de mineração elétricos, com uma grande participação das soluções da Epiroc, incluindo funcionalidades de automação e controle remoto.
No momento, a mineradora está adquirindo 23 equipamentos subterrâneos Epiroc movidos a bateria. A frota inclui carregadeiras Scooptram, caminhões Minetruck, perfuratrizes de face Boomer, perfuratrizes para atirantamento Boltec e Cabletec e perfuratrizes Simba.
Prontas para automação e controle remoto, todas as unidades serão equipadas com o Rig Control System, além de integrarem funcionalidades de monitoramento inteligente do desempenho e produtividade individual em tempo real.
“A Glencore está dando um grande salto na indústria de mineração, tornando-se totalmente elétrica com seu Projeto Onaping Depth”, diz Helena Hedblom, presidente e CEO da Epiroc.
“Estamos entusiasmados em colaborar com a Glencore e fornecer veículos elétricos a bateria e recursos de automação em sua jornada para construir uma mina do futuro”, completa.
Segundo a fabricante, os benefícios da substituição de equipamentos a Diesel por soluções elétricas movidas a bateria são significativos, incluindo a eliminação de emissões nas operações, redução da poluição sonora e redução de custos, na medida em que se diminui a necessidade de ventilação e refrigeração dos locais de trabalho.
Isso é especialmente importante em um contexto no qual as minas subterrâneas estão se tornando cada vez mais profundas.
“A Epiroc obteve alta pontuação em quesitos como segurança, design e teste de todo o sistema de baterias”, diz Peter Xavier, vice-presidente de operações integradas de níquel da Glencore.
Ele conta que a empresa também oferece baterias de grande capacidade, usa um protocolo de carregamento CCS padrão, possui um sistema de troca de baterias e os designs são universais e compatíveis.
“Além disso, as baterias têm sistemas integrados de refrigeração e de segurança”, arremata.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade