Assessoria de Imprensa
18/05/2021 11h00 | Atualizada em 18/05/2021 11h36
A Foton vem quebrando paradigmas no mercado nacional ao estabelecer amplo e inédito diálogo com sua rede de concessionárias a ponto de decisões sobre nacionalização de produtos e introdução de novos modelos serem tomadas conjuntamente, de maneira democrática.
Os concessionários, representados pela AbraFoton – Associação Brasileira dos Concessionários Foton Caminhões, discutem com executivos da empresa (brasileiros e chineses) cada passo estratégico que a montadora vai dar no País.
Em função da expansão da rede, muitas das quais oriundas de representações de tradiciona
...A Foton vem quebrando paradigmas no mercado nacional ao estabelecer amplo e inédito diálogo com sua rede de concessionárias a ponto de decisões sobre nacionalização de produtos e introdução de novos modelos serem tomadas conjuntamente, de maneira democrática.
Os concessionários, representados pela AbraFoton – Associação Brasileira dos Concessionários Foton Caminhões, discutem com executivos da empresa (brasileiros e chineses) cada passo estratégico que a montadora vai dar no País.
Em função da expansão da rede, muitas das quais oriundas de representações de tradicional empresa do setor de caminhões que recentemente deixou o Brasil, e expertise desses grupos econômicos com produtos fortes em segmentos como leves, médios e semipesados, montadora e concessionárias decidiram conjuntamente que o mercado brasileiro está suficientemente maduro para a introdução de caminhões da Família Auman, veículos semipesados com versões entre 17 e 25 toneladas com grande sucesso de vendas na China e demais países do Oriente. Esses novos modelos começarão a ser comercializados no Brasil no início de 2022.
Seguindo a mesma estratégia estabelecida para os veículos leves e médios da Família Aumark, de 6, 9 e 11 toneladas, a ideia é começar importando esses modelos para, em seguida, produzi-los no país.
“Nosso objetivo principal é sempre a nacionalização, pois assim nos livramos de fatores imprevisíveis como variação cambial e problemas logísticos”, comenta Ricardo Mendonça de Barros, diretor de vendas e de desenvolvimento de concessionárias da Foton.
Atualmente a Foton produz no Brasil, em parceria com a Gefco, em Guaíba, RS, os caminhões leves Aumark de 3,5 toneladas. A empresa lançou no final do ano passado os novos modelos de 6, 9 e 11 toneladas da família Citytruck, cujo estudo para nacionalização já está em andamento.
De acordo com Mendonça de Barros, “a partir do ano que vem a empresa aumentará a produção de caminhões no Brasil e passará a montar aqui os modelos que, por enquanto, estão sendo importados”.
Com o aquecimento das vendas de caminhões no país neste ano, com expansão de cerca de 35% em comparação com o ano passado em modelos leves e médios, Mendonça de Barros estima que a Foton, que agora conta com uma rede de concessionárias tradicional nos segmentos alvo da empresa e com maior capilaridade, vai se beneficiar com crescimento de mais de 100% em comparação com o ano passado.
“Esse aquecimento de vendas beneficiará particularmente a Foton, pois bem mais rápido do que imaginávamos, vamos acelerar a nacionalização de diversos modelos, uma vez que já contamos com volume que justifique essa decisão”.
Atualmente a AbraFoton conta com 37 concessionárias, distribuídas por todo o país. De acordo com Mendonça de Barros diversas negociações com outros importantes grupos de revendas estão avançadas e a expectativa é encerrar este ano com 46 casas.
“A Foton está em seu melhor momento no Brasil. Estamos com produtos modernos e renovados, uma rede de concessionárias altamente profissional e motivada com nosso inovador modelo de negócio, que é participativo e não impositivo. Além disso, o mercado aponta para um crescimento sustentável ao longo de toda essa década, pois o país tem necessidade de renovação e ampliação de frota”, finaliza o executivo.
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