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Foton anuncia linha de montagem de caminhões em Caxias do Sul, RS

Planta produzirá o semileve Aumark S 315, os leves Aumark S 715 e S 916, além do médio Aumark S 1217 e do semipesado Auman D 1277

Assessoria de Imprensa

11/04/2025 10h04

A Foton anunciou no dia 8 de abril a abertura oficial de sua linha de montagem em regime CKD na cidade de Caxias do Sul, RS.

Trata-se de uma linha que, inicialmente, irá montar caminhões a partir de seus componentes importados da China, que chegarão ao Brasil em CKDs (Completely Knocked Down Parts).

Neste primeiro momento, os veículos produzidos na planta serão o semileve Aumark S 315 (nas versões manual e automatizada), os leves Aumark S 715 e S 916, além do médio Aumark S 1217, todos já comercializados pela Foton no Brasil.

Também será montado no local o Auman D 1277, caminhão que marca a entrada da Foton no segmento bra

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A Foton anunciou no dia 8 de abril a abertura oficial de sua linha de montagem em regime CKD na cidade de Caxias do Sul, RS.

Trata-se de uma linha que, inicialmente, irá montar caminhões a partir de seus componentes importados da China, que chegarão ao Brasil em CKDs (Completely Knocked Down Parts).

Neste primeiro momento, os veículos produzidos na planta serão o semileve Aumark S 315 (nas versões manual e automatizada), os leves Aumark S 715 e S 916, além do médio Aumark S 1217, todos já comercializados pela Foton no Brasil.

Também será montado no local o Auman D 1277, caminhão que marca a entrada da Foton no segmento brasileiro dos semipesados e que começa a ser vendido pelas concessionárias brasileiras da empresa em abril.

A unidade industrial conta com seis mil metros quadrados com capacidade de produção de cinco mil unidades por ano e está localizada dentro do complexo fabril da Agrale, em Caxias do Sul.

"É uma linha de montagem moderna, otimizada e altamente eficiente, que será abastecida com peças e componentes de alta tecnologia. Cada caminhão percorrerá oito estações em linha e quatro estações fora da linha, garantindo máxima qualidade em cada detalhe. Em um ciclo de apenas 20 horas, transformaremos peças, tecnologia e inovação em veículos eficientes e robustos, prontos para rodar pelas estradas do Brasil", explica Fábio Pontes, Diretor de Operações da Foton, que coordenará a fábrica.

Segundo Pontes, a parceria com a Agrale é estratégica para a Foton. “Investimos em uma infraestrutura totalmente nova, com maquinário novo, pois estamos focando na produtividade e na qualidade final dos veículos. Escolhemos o complexo fabril da Agrale devido à sua localização na cidade de Caxias do Sul, que possui uma indústria automotiva forte e dinâmica, com mão de obra qualificada. Além disso, teremos uma logística eficiente com o Porto de Itajaí, em Santa Catarina, de onde chegarão as peças. Isso nos trará velocidade na produção”, conclui.

Inicialmente, a planta montará até sete caminhões por dia, com flexibilidade para aumentar a produção caso seja necessário.

"Essa linha de montagem é um ponto de partida e esperamos aumentar nossa presença no Brasil conforme a demanda for crescendo", afirma Pontes.

Caminhão 12 milhões – O primeiro caminhão a sair da linha de montagem de Caxias do Sul, o semileve Aumark S 315, representa um marco histórico e de importância mundial para a Foton: trata-se do veículo comercial de número 12 milhões produzido pela empresa desde sua fundação na China, em 1996.

“A montagem em solo brasileiro do nosso veículo 12 milhões marca o início das operações da nossa fábrica em Caxias do Sul e comprova a alta importância estratégica que a Foton dá ao mercado brasileiro”, afirma Pontes.

“Ao montar nossos caminhões em território brasileiro, estamos criando raízes cada vez mais fortes no país, reforçando nosso compromisso de longo prazo de oferecer os melhores caminhões do mundo para os transportadores do Brasil. O Aumark S 315 foi escolhido para essa importante ocasião, pois é um dos mais novos lançamentos da Foton no Brasil. Com Peso Bruto Total de 3,5 toneladas, motor Cummins, transmissão ZF, alta tecnologia embarcada e disponível nas versões manual e automatizada, o semileve começou a ser vendido no segundo semestre de 2024.

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