P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Construção
Voltar

Construção

Ferrovia da Soja pode gerar desperdício de R$ 338 milhões

A ferrovia que promete inaugurar os leilões do setor, no primeiro semestre de 2014, necessitará de ajustes nos trilhos

Valor Econômico

20/01/2014 08h58 | Atualizada em 23/01/2014 17h40

A falta de padrão entre os trilhos das novas ferrovias previstas para o país pode acarretar um gasto de mais de R$ 300 milhões em sua construção.

O problema foi apontado pelos técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU), mas desconsiderado pelos ministros do órgão de controle.

O relatório indica que o projeto da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), entre os municípios de Lucas do Rio Verde (MT) e Campinorte (GO), exige trilhos dimensionados para resistir a 37,5 ton de carga por eixo dos vagões. Esse é o padrão de todas as novas concessões do setor.

...

A falta de padrão entre os trilhos das novas ferrovias previstas para o país pode acarretar um gasto de mais de R$ 300 milhões em sua construção.

O problema foi apontado pelos técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU), mas desconsiderado pelos ministros do órgão de controle.

O relatório indica que o projeto da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), entre os municípios de Lucas do Rio Verde (MT) e Campinorte (GO), exige trilhos dimensionados para resistir a 37,5 ton de carga por eixo dos vagões. Esse é o padrão de todas as novas concessões do setor.

No caso da Fico, conhecida como Ferrovia da Soja por atravessar um dos maiores polos produtores de grãos do planeta, a escolha pode ser inócua: todos os trens vão desembocar na Ferrovia Norte-Sul, onde o limite dos trilhos se restringe a 32,5 ton por eixo.

Por isso, os técnicos do TCU argumentam que "inexiste justificativa" para uma densidade de carga mais alta e sugerem a troca dos trilhos exigidos no edital. Essa mudança, nos cálculos do tribunal, geraria uma redução de R$ 338,7 milhões nas obras civis.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E