Assessoria de Imprensa
22/11/2024 09h59 | Atualizada em 25/11/2024 16h50
A Fendt, marca da AGCO, participa este ano do Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de novembro de 2024, em Ribeirão Preto, SP.
A empresa apresentará suas tecnologias para agricultura de precisão, demonstrando seu compromisso em oferecer soluções inovadoras que impulsionem a produtividade e a sustentabilidade no campo.
"A Fendt acredita que existe uma oportunidade para aumento na rentabilidade das fazendas em torno de 20% nos próximos cinco anos, devido aos ganhos de produtividade ao longo do ciclo das culturas e a redução de custos ao longo do processo, por meio das tecnologias embarcad
...A Fendt, marca da AGCO, participa este ano do Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de novembro de 2024, em Ribeirão Preto, SP.
A empresa apresentará suas tecnologias para agricultura de precisão, demonstrando seu compromisso em oferecer soluções inovadoras que impulsionem a produtividade e a sustentabilidade no campo.
"A Fendt acredita que existe uma oportunidade para aumento na rentabilidade das fazendas em torno de 20% nos próximos cinco anos, devido aos ganhos de produtividade ao longo do ciclo das culturas e a redução de custos ao longo do processo, por meio das tecnologias embarcadas em suas máquinas", afirma Elizeu dos Santos, gerente de Marketing de Produto Fendt e Valtra.
A agricultura de precisão tem se mostrado fundamental para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, permitindo otimizar o uso de insumos, aumentar a produtividade e reduzir os impactos ambientais. Ao coletar e analisar dados de forma precisa, os agricultores podem tomar decisões mais assertivas e personalizadas para cada área de sua propriedade.
Agricultura de precisão - A agricultura brasileira tem vivenciado uma verdadeira revolução tecnológica, onde a coleta e análise de dados desempenham um papel crucial. No Brasil, o uso de informações precisas no campo está em um estágio avançado, com várias fontes e métodos sendo utilizados ao longo do ciclo da lavoura.
Estas informações são integradas em plataformas digitais e bancos de dados que, por meio de machine learning e algoritmos, transformam bases brutas em recomendações práticas e assertivas para manejo e instalação de lavouras.
Esta capacidade de decifrar e empregar dados de forma integrada é um divisor de águas para a qualidade, produtividade e economia no campo.
A máquina agrícola é um componente vital neste ecossistema, funcionando como um hub de coleta, envio e execução de dados em tempo real.
“Na aplicação de insumos em taxa variável, por exemplo, ela otimiza a quantidade de insumo conforme o potencial de cada área, é uma prática que já beneficia diversas propriedades no Brasil com resultados notáveis. Tecnologias embarcadas nas máquinas agrícolas transformam dados em decisões que melhoram desde a pulverização até a logística de operações, reduzindo desperdícios e ampliando a eficiência”, ressalta Santos.
Tecnologias embarcadas em equipamentos como o pulverizador Rogator 900, com gestão que controla a pulverização em tempo de milissegundos e volume de milímetros de calda, inclusive com a possibilidade de injeção direta de produto na calda, que é uma tecnologia única no Brasil, vem crescendo exponencialmente pelos ganhos que essa modalidade de aplicação traz.
A plantadeira Momentum, que tem a exclusiva tecnologia de DeltaForce, é outro exemplo, conforme explica Santos. Essa tecnologia permite 200 leituras por segundo da pressão da linha de plantio no solo ao mesmo tempo que se autoajusta ao ambiente de plantio. Aliada aos trabalhos de agricultura de precisão com taxa variável (que são práticas altamente dependente de dados), a tecnologia tem possibilitado ganhos de até 6 sacas por hectare de soja e de até 13 sacas de milho. Essas tecnologias exemplificam como dados podem ser usados para aumentar a produtividade e reduzir custos.
Em abril deste ano, a AGCO lançou a PTx, uma marca dedicada à agricultura de precisão e digital, consolidando tecnologias da Precision Planting e PTx Trimble. A junção dessas tecnologias permitirá a Fendt ter grandes e rápidos avanços no mundo da integração de tecnologias e dados.
“Estamos apenas começando a explorar o vasto potencial dos dados na agricultura, e a Fendt está comprometida em liderar essa transformação, ajudando agricultores a alcançar novos patamares de produtividade e sustentabilidade por meio de insights coletados diretamente do campo”, reforça.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade