Construção
Valor Econômico
26/02/2013 14h44 | Atualizada em 27/02/2013 01h37
O país enfrenta a falta de trilhos para a construção de dois grandes projetos de ferrovias do país. A Valec está à frente dessas construções que incluem um trecho de 600 km da Ferrovia Norte-Sul, que ligará as cidades de Ouro Verde (GO) e Estrela D'Oeste, em São Paulo, além da construção de mil km da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre os municípios de Ilhéus, no litoral baiano, e Barreiras, no sertão do Estado.
Segundo Josias Sampaio Cavalcante, presidente da Valec, não há barro de aço disponível em estoque para fixar sobre os dormentes, além disso, explica Cavalcante, as duas licitações que a Valec acaba de realizar para compra de milhares de toneladas d
...O país enfrenta a falta de trilhos para a construção de dois grandes projetos de ferrovias do país. A Valec está à frente dessas construções que incluem um trecho de 600 km da Ferrovia Norte-Sul, que ligará as cidades de Ouro Verde (GO) e Estrela D'Oeste, em São Paulo, além da construção de mil km da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre os municípios de Ilhéus, no litoral baiano, e Barreiras, no sertão do Estado.
Segundo Josias Sampaio Cavalcante, presidente da Valec, não há barro de aço disponível em estoque para fixar sobre os dormentes, além disso, explica Cavalcante, as duas licitações que a Valec acaba de realizar para compra de milhares de toneladas de trilhos foram suspensas, sem previsão de retomada.
Cavalcanti diz que, no momento, já há quilômetros de dormentes de concreto que já foram lançados no traçado das ferrovias, mas não há barras de aço para colocar em cima deles.
O Brasil é considerado o maior exportador de minério de ferro do planeta, mas, mas precisa importar grande parte desse material. Além disso, segundo informações da Valec, o Brasil não conta com nenhuma fábrica de trilhos.
03 de junho 2019
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