INOVAÇÃO
Voltar

Epiroc e AGA implementam carregadeira subterrânea totalmente elétrica no Brasil

Carregadeira subterrânea totalmente elétrica movida à bateria possui 14 toneladas de capacidade e estrutura articulada, integrando um investimento de R$ 5 milhões em várias soluções da Epiroc

Assessoria de Imprensa

13/12/2023 12h20 | Atualizada em 18/12/2023 21h10

A Epiroc Scooptram ST14 é uma inovadora carregadeira subterrânea totalmente elétrica, alimentada por bateria, e representa um marco importante nas operações de mineração no Brasil.

A mudança para equipamentos movidos a bateria, em substituição ao uso de diesel, é vista como o futuro da mineração, marcando um avanço significativo em direção a operações mais eficientes e com menor impacto ambiental.

A tecnologia elétrica garante uma operação mais silenciosa e eficiente, eliminando completamente as emissões de gases. Isso não só melhora a segurança e

...

A Epiroc Scooptram ST14 é uma inovadora carregadeira subterrânea totalmente elétrica, alimentada por bateria, e representa um marco importante nas operações de mineração no Brasil.

A mudança para equipamentos movidos a bateria, em substituição ao uso de diesel, é vista como o futuro da mineração, marcando um avanço significativo em direção a operações mais eficientes e com menor impacto ambiental.

A tecnologia elétrica garante uma operação mais silenciosa e eficiente, eliminando completamente as emissões de gases. Isso não só melhora a segurança e a produtividade, mas também reduz significativamente os custos operacionais. Ela é movida a baterias de íon-lítio que podem ser trocadas no próprio local para uma operação contínua pelo tempo que for necessário.

Todos os componentes sujeitos a manutenção, tais como filtros e blocos de válvulas e pontos de lubrificação diários são de fácil acesso, o que permite intervalos entre manutenções mais longos. A redução da quantidade de partes móveis em relação a um motor a diesel também contribui para um menor custo total de manutenção.

A necessidade de sistemas de ventilação complexos é reduzida já que o motor elétrico emite menos calor em comparação ao motor a diesel, aumentando a segurança e permitindo que os operadores trabalhem com mais qualidade e, portanto, maior produtividade, além de favorecer o alcance de profundidades maiores. Em Cuiabá, as operações já estão a 1.600 metros de profundidade.

Contaminações do solo e de águas subterrâneas podem ser eliminadas por completo ao substituir equipamentos tradicionais movidos a diesel por maquinário elétrico à bateria.

O projeto da inovadora Epiroc Scooptram ST14, afirma a empresa, também traz inovações em mecânica, hidráulica, segurança, ergonomia, sustentabilidade e automação.

Os motores de acionamento para tração e sistemas hidráulicos são totalmente independentes, o que garante maior performance. Falando de tração, ela também apresenta desempenho superior em relação a veículos comuns, como é característico de todo veículo elétrico.

As carregadeiras elétricas da Epiroc possuem um sistema de pesagem de carga e de deslocamento suave, permitindo se deslocar em alta velocidade evitando derramamentos de material.

“Em todo o mundo, a Scooptram ST14 elétrica tem conquistado cada vez mais espaço e além de todos seus diferenciais de sustentabilidade e produtividade, seus operadores relatam uma experiência de condução notavelmente suave e confortável”, comenta a fabricante.

Apesar de seus 11 metros de comprimento e capacidade de transportar 14 toneladas, a carregadeira oferece excelente manobrabilidade, especialmente em túneis estreitos, graças à sua ótima visibilidade e espaço confortável na cabine.

“Comparada com as carregadeiras a diesel, a Epiroc Scooptram elétrica proporciona uma condução sem vibrações, contribuindo para um ambiente de trabalho mais agradável e seguro”, diz.

Além desta solução pioneira no Brasil, a AGA também está investindo em soluções de digitalização da Epiroc para automação e produtividade, como por exemplo, o sistema Mobilaris Situational Awareness (people tracking), para monitoramento em tempo real das equipes e equipamentos atuando no subsolo e o sistema de operação tele remota da RCT que permite operar máquinas da superfície trazendo um ambiente mais seguro e confortável para os operadores.

Segundo a fabricante, estas soluções podem ser implementadas em equipamentos de qualquer fabricante. O objetivo é ampliar a produção de ouro em sua mina de Cuiabá.

A Epiroc pretende oferecer sua frota completa de equipamentos de mineração subterrânea com versões elétricas a bateria até 2025.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E