Assessoria de Imprensa
30/03/2021 11h00
Em suas 152 páginas, o relatório anual descreve como a Epiroc, apesar de ter sido significativamente impactada pela pandemia de Covid-19, adaptou sua forma de trabalhar, reduziu custos, priorizou a inovação, mostrou resiliência na lucratividade e apresentou resultados sólidos.
Foram estabelecidas novas metas de sustentabilidade de longo prazo, que apoiam o Acordo de Paris e a Agenda 2030 da ONU para Desenvolvimento sustentável.
Os objetivos incluem reduzir pela metade as emissões de CO2 em operações e transporte, bem como através uso de equipamentos Epiroc pelos clientes.
Vários avanços foram obtidos nos processos de di
...Em suas 152 páginas, o relatório anual descreve como a Epiroc, apesar de ter sido significativamente impactada pela pandemia de Covid-19, adaptou sua forma de trabalhar, reduziu custos, priorizou a inovação, mostrou resiliência na lucratividade e apresentou resultados sólidos.
Foram estabelecidas novas metas de sustentabilidade de longo prazo, que apoiam o Acordo de Paris e a Agenda 2030 da ONU para Desenvolvimento sustentável.
Os objetivos incluem reduzir pela metade as emissões de CO2 em operações e transporte, bem como através uso de equipamentos Epiroc pelos clientes.
Vários avanços foram obtidos nos processos de digitalização, eletrificação e automação das soluções comercializadas pela Epiroc, que reduzem o impacto ambiental nas operações dos clientes.
Até 2030, a empresa planeja ter toda sua frota de equipamentos com opções de alimentação por bateria.
A empresa se concentrou em integrar a sustentabilidade mais profundamente em operações de negócios através de programas de conformidade e conscientização. O progresso é medido através de metas de curto prazo, o que ajuda a garantir que o desempenho melhore ano a ano em KPIs alvo.
A partir de 2021, avanços em relação às metas estabelecidas farão parte da remuneração variável de gestores do Grupo bem como outros colaboradores.
A Epiroc também manteve sua participação contínua em ações externas, como o programa “Water for All” (água para todos) que é uma iniciativa fundada e mantida voluntariamente por seus colaboradores. No âmbito de operações internas, o consumo de água também foi reduzido.
A integração com a economia circular é outro dos importantes destaques do relatório. Os equipamentos da Epiroc são projetados para durar muitos anos – às vezes mais do que uma década. Serviços de reforma de equipamentos oferecidos pela empresa ajudam a aumentar ainda mais esta vida útil.
A empresa também tem incentivado o comércio de seus equipamentos usados, com a iniciativa Epiroc Marketplace, lançada pela primeira vez em 2018 nos EUA para apoiar as vendas de equipamentos usados e que continua a crescer. As vendas por meio deste projeto mais que dobraram em relação ao ano anterior. Além disso, cada vez mais foco vem sendo dado na reciclagem de metais e minerais.
Em colaboração com fornecedores de matéria-prima e empresas de reciclagem, a Epiroc criou um circuito fechado de reciclagem.
Isso significa que todo o refugo da produção e os estoques de itens não usados são devolvidos aos fornecedores de matérias-primas que então os reciclam para a produção de novas.
Atualmente 85% do aço para a produção da planta da Epiroc em Fagersta (Suécia), é baseado na reciclagem de sucata. Isso reduz em aproximadamente 80% as emissões de CO2 em relação à produção do aço à base de minério. E significa também evitar 40.000 toneladas por ano em desperdícios, somente nessa planta. Em 2020, o consumo total de energia da Epiroc diminuiu 10%.
Para atingir a meta de um mix de energia renovável de 90% em 2030, a Epiroc está investindo no uso de energias renováveis, com destaque para instalações de painéis solares que já foram implementadas em Hyderabad e Nashik na Índia e em breve também serão em outros países.
Também houve um importante progresso na logística e transporte, com a redução das emissões de CO2 em 8% em relação ao ano anterior. Isso foi obtido através de melhorias nos processos, redução de entregas aéreas e expansão das marítimas, além de um aumento do estoque nas regiões mais próximas dos clientes.
A gestão dos KPIs é feita individualmente por cada área de negócios e através do programa SHEQ (Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) em que um conselho supervisiona as ações no Grupo globalmente, de acordo com a ISO14001: 2015 para unidades principais.
10 de janeiro 2025
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