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Empretec desenvolve 1° controlador de carga com Wi-Fi industrial do país

Inédito no Brasil, equipamento encomendado pela Vale pode ser controlado via smartphone e utilizado em ferrovias e rodovias

Assessoria de imprensa

23/11/2021 11h00 | Atualizada em 23/11/2021 11h31

A Empretec acaba de entregar para a Vale um controlador de carga para operar nos segmentos ferroviário e rodoviário.

Inédito no país, o controlador de carga atenderá a Estrada de Ferro Vitória-Minas, sendo o primeiro de um lote de 16 equipamentos encomendados sob medida pela mineradora, com previsão de término de entrega até dezembro de 2022.

O controlador de carga estabiliza o equipamento e permite que as cargas sejam içadas a uma distância de até 6 m.

“Trata-se de um equipamento com rápida reposição de peças, além de suporte técnico ágil, devido ao fato de ser totalmente

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A Empretec acaba de entregar para a Vale um controlador de carga para operar nos segmentos ferroviário e rodoviário.

Inédito no país, o controlador de carga atenderá a Estrada de Ferro Vitória-Minas, sendo o primeiro de um lote de 16 equipamentos encomendados sob medida pela mineradora, com previsão de término de entrega até dezembro de 2022.

O controlador de carga estabiliza o equipamento e permite que as cargas sejam içadas a uma distância de até 6 m.

“Trata-se de um equipamento com rápida reposição de peças, além de suporte técnico ágil, devido ao fato de ser totalmente produzido no Brasil”, ressalta Murilo da Silva, engenheiro em automação elétrica da Empretec.

Segundo ele, o equipamento possui tração indireta, ou seja, a própria máquina impulsiona a tração. O controlador de carga tem capacidade para 5 mil kg de carga com lança aberta em todo o raio de operação do guindaste.

“O monitoramento e o controle do equipamento são feitos via smartphone, por meio de Wi-Fi industrial, com tecnologia (AGV) que é aplicada pela primeira vez no Brasil em um equipamento ferroviário”, comenta o especialista.

O engenheiro mecânico da Empretec, Paulo Feitosa, esclarece que todos os acionamentos do equipamento possuem sensores (para leitura), evitando procedimentos incorretos.

“Todos os sistemas dos equipamentos são integrados, de modo que possam ser monitorados pelo operador na tela touchscreen. Se o operador detectar algum problema, também receberá a solução via tela”, afirma Feitosa.

Há ainda um sistema de câmeras removíveis, que permite visibilidade frontal, lateral e traseira, inclusive no período noturno. O operador consegue monitorar ainda a pressão e o limite máximo de temperatura dos pneus durante a operação.

“Além disso, a cabine de operação é extremamente segura com proteção contra incêndio, rolagem e queda de objetos”, assegura a empresa.

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