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Empretec constrói a maior composição ferroviária de manutenção de rede aérea no Brasil

Com tecnologia nacional, equipamento dispõe de maior capacidade produtiva durante a instalação e manutenção da rede, e melhores condições ergonômicas para o operador

Assessoria de Imprensa

17/11/2020 11h00 | Atualizada em 17/11/2020 17h41

Completando 50 anos de Brasil, a Empretec Indústria e Comércio, referência no mercado nacional como fabricante e fornecedora de soluções para o segmento metroferroviário e ferroviário, acaba de anunciar a construção da maior Composição de Manutenção de Rede Aérea (CMRA) já produzida no país.

Segundo Guilherme Nurchis, diretor da empresa, “a CMRA da Empretec confere maior capacidade produtiva durante a instalação e manutenção da rede aérea, como também maior autonomia durante o turno de trabalho, proporcionando ainda ao operador melhores condições ergonô

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Completando 50 anos de Brasil, a Empretec Indústria e Comércio, referência no mercado nacional como fabricante e fornecedora de soluções para o segmento metroferroviário e ferroviário, acaba de anunciar a construção da maior Composição de Manutenção de Rede Aérea (CMRA) já produzida no país.

Segundo Guilherme Nurchis, diretor da empresa, “a CMRA da Empretec confere maior capacidade produtiva durante a instalação e manutenção da rede aérea, como também maior autonomia durante o turno de trabalho, proporcionando ainda ao operador melhores condições ergonômicas”, afirma.

A Empretec levou dois anos do projeto à fabricação e fase final de testes. “Investimos em visitas técnicas ao exterior a fim de buscar as soluções ideais que viabilizassem o projeto, fazendo a busca, por exemplo, de sistemas de tração na Itália, sistemas hidráulicos na França e sistemas de comandos e controles na Alemanha”, ressalta.

A Composição de Manutenção de Rede Aérea tem alcance máximo da plataforma aérea de mais 8,0m e velocidade máxima de até 80km/h, sendo um veículo ferroviário auto propelido, bidirecional, dedicado à instalação, inspeção e manutenção da rede aérea.

“O veículo é equipado com plataforma elevatória hidráulica, pantógrafo de aterramento, mastro hidráulico telescópico, oficina com bancada e armários para o armazenamento de materiais, suprimentos e ferramentas, banheiro e cozinha. Além da cabine de controle e condução principal, possui uma meia cabine na outra extremidade, de modo auxiliar na movimentação durante os trabalhos de manutenção, no sentido oposto ao da cabine principal”, detalha Maercio Ricardo de Lima, diretor comercial da Empretec.

O executivo destaca ainda que toda a movimentação dos equipamentos pode ser efetuada através de controle remoto sem fio, inclusive a tração do equipamento para pequenos deslocamentos durante os serviços na rede aérea.

A composição também dispõe de um vagão reboque porta bobinas equipado com três porta bobinas (de acionamento automático), mastros telescópicos de manipulação de cabos e um guindaste para manipulação de bobinas e, eventualmente, postes e outros elementos das catenárias.

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