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TECNOLOGIA
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Deutz aprova motores para biocombustíveis HVO

Biocombustível parafínico reduz as emissões de carbono em até 95%, acentua a fabricante

Assessoria de Imprensa

12/12/2022 08h42 | Atualizada em 13/12/2022 09h53

A Deutz acaba de anunciar a aprovação de toda a sua carteira de motores TCD para utilização com combustíveis alternativos.

Isto significa que combustíveis parafínicos como HVO (óleo vegetal hidrotratado) agora podem ser utilizados em todos os motores da marca, cumprindo a Fase V de emissões da UE, incluindo a série TCD 5.2.

O HVO é um inovador biocombustível produzido a partir de resíduos biológicos, estrume, óleos e gorduras alimentares já utilizadas, sem competir com a produção de alimentos.

Segundo a companhia, a utilização de combustíveis HVO reduz a pegada de carbono dos motores em até 95%.

“A aprovação de combustíveis adicionais para os nossos motores complementa o programa e-Deutz e nossas atividades com hidrogênio", diz Markus Müller, membro do Conselho de Administração da Deutz AG, com responsabilidade pelas áreas de tecnologia e vendas.

“Isso representa mais um grande passo em nossa estratégia de sustentabilidade”, acrescentou.

O combustível parafínico padr&atil

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A Deutz acaba de anunciar a aprovação de toda a sua carteira de motores TCD para utilização com combustíveis alternativos.

Isto significa que combustíveis parafínicos como HVO (óleo vegetal hidrotratado) agora podem ser utilizados em todos os motores da marca, cumprindo a Fase V de emissões da UE, incluindo a série TCD 5.2.

O HVO é um inovador biocombustível produzido a partir de resíduos biológicos, estrume, óleos e gorduras alimentares já utilizadas, sem competir com a produção de alimentos.

Segundo a companhia, a utilização de combustíveis HVO reduz a pegada de carbono dos motores em até 95%.

“A aprovação de combustíveis adicionais para os nossos motores complementa o programa e-Deutz e nossas atividades com hidrogênio", diz Markus Müller, membro do Conselho de Administração da Deutz AG, com responsabilidade pelas áreas de tecnologia e vendas.

“Isso representa mais um grande passo em nossa estratégia de sustentabilidade”, acrescentou.

O combustível parafínico padrão EN 15940 é compatível com o diesel, de modo que ambos podem ser misturados e utilizados em qualquer proporção.

De acordo com a empresa, os combustíveis sintéticos, conhecidos como e-fuels, complementarão os combustíveis parafínicos no médio prazo.

Os chamados combustíveis eletrônicos são produzidos com a utilização de hidrogênio gerado por energia renovável, combinado com dióxido de carbono do ar ou proveniente de processos industriais.

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