Frota & Cia
28/01/2025 11h35
A DAF Caminhões vem-se destacando no mercado, tanto pelo bom número de venda de caminhões, mais de 40 mil unidades desde 2013, como também no seu pós-venda e pela evolução da TRP seu sistema de venda de peças de reposição multimarca, que atualmente movimenta mais de 5 mil itens.
Antecipando-se às tendências de planos de manutenção de última geração, a montadora lançou o Plano Ultra multisuporte, que atende às necessidades especificas de cada tipo de empresa de transporte por tipo de aplicação.
“Hoje a DAF tem 6.500 caminhões e quase todos conectados, mas pagamen
...A DAF Caminhões vem-se destacando no mercado, tanto pelo bom número de venda de caminhões, mais de 40 mil unidades desde 2013, como também no seu pós-venda e pela evolução da TRP seu sistema de venda de peças de reposição multimarca, que atualmente movimenta mais de 5 mil itens.
Antecipando-se às tendências de planos de manutenção de última geração, a montadora lançou o Plano Ultra multisuporte, que atende às necessidades especificas de cada tipo de empresa de transporte por tipo de aplicação.
“Hoje a DAF tem 6.500 caminhões e quase todos conectados, mas pagamento flexível só lançamos agora. Essa evolução do pós-venda conectado começou em 2016”, lembra Adcley Souza, diretor de Serviços e Pós-venda da DAF.
Uma das características mais interessantes é que esse tipo de plano possibilita a personalização do atendimento por modos de necessidade do transportador.
São itens de alta criticidade por tipo de aplicação da frota. Uns de olho na troca e inspeção de baterias, limpeza lâmpadas, casos de refrigerados e mineração, por exemplo.
“Ou seja, muito mais que um plano de manutenção, o Ultra é uma solução de gestão para o transportador, por colocar à mão todo tipo de informação que ele precisa, independente do tipo de aplicação em que opere”, diz Souza.
Alta disponibilidade – “Em operações severas como na mineração, por exemplo, a procura por filtros pode ser um problema, mas há como estabelecer um alerta de 5 dias para que não ocorra problema de disponibilidade do item”, diz explica.
Outro diferencial é a oferta de uma oficina móvel, que pode atender clientes há 50 quilômetros da concessionária e possibilitar um ganho de disponibilidade bem grande.
“Em uma operação de 60 caminhões essa disponibilidade pode levar a um ganho de até um dia na programação”, calcula o executivo.
O acompanhamento perfeito que a conectividade permite confiabilidade total ao sistema. Com o mapeamento completo e prazos consolidados o plano Ultra emite alertas amarelo e vermelho na agenda de cada veículo pela montadora, dependendo da urgência de cada demanda.
Tais cuidados permitem ao caminhão a máxima disponibilidade possível, o uso de peças sempre confiáveis e um CTO com previsibilidade. Câmeras garantem a perfeição do rastreamento e eventuais bloqueios feitos com a máxima rapidez.
“A telemetria do veículo é fundamental na avaliação e certificação do máximo valor de revenda, graças a relatórios sobre os procedimentos do motorista”, diz Adcley. O aparato de telemetria também viabiliza a cobrança de desempenho da manutenção, performance do motor, que podem levar a desconto ou bônus para o motorista, mesmo que este faça rodízio de veículos.
Patamar mundial – Em adição, o diretor de Serviços da DAF ressalta que o banco de informações gerado pelo sistema Ultra é um poderoso auxiliar do gestor de empresas de transportes. Tanto no monitoramento dos bons motoristas quanto daqueles que exigem um estudo de comportamento. A empresa pode optar ainda pelo pacote Safety, no qual entram em destaque itens como rpm excessiva, freadas bruscas, grande variação na aceleração etc.
Para o executivo, todas as possibilidades oferecidas pelo Ultra, justificam com sobra o preço 10% maior do plano em relação ao Multisuporte Pleno, que atende a demandas preventivas e corretivas, incluindo componentes do trem de força e demais sistemas.
06 de março 2025
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