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Custo do transporte rodoviário de carga aumentou 7,6% em 2013

Estudo da NTC&Logística aponta que aumento foi maior para viagens longas, com variação de 8,3%

Agência CNT de Notícias

16/01/2014 09h07 | Atualizada em 23/01/2014 17h44

O custo médio do transporte rodoviário de cargas fechou 2013 com elevação maior que a inflação, segundo estudo da Associação Nacional dos Transportadores de Carga e Logística (NTC&Logística), a alta para a carga completa foi de 7,67% e para a carga fracionada foi de 7,85%.

O Índice Nacional da Variação de Custos do Transporte Rodoviário de Carga Lotação (INCTL) e o de Cargas Fracionadas (INTCF) medem a evolução de todos os custos da carga, incluindo transferência, administração, gerenciamento de riscos e custo valor.

Conforme Neuto Reis, diretor técnico da entidade, a alta

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O custo médio do transporte rodoviário de cargas fechou 2013 com elevação maior que a inflação, segundo estudo da Associação Nacional dos Transportadores de Carga e Logística (NTC&Logística), a alta para a carga completa foi de 7,67% e para a carga fracionada foi de 7,85%.

O Índice Nacional da Variação de Custos do Transporte Rodoviário de Carga Lotação (INCTL) e o de Cargas Fracionadas (INTCF) medem a evolução de todos os custos da carga, incluindo transferência, administração, gerenciamento de riscos e custo valor.

Conforme Neuto Reis, diretor técnico da entidade, a alta ocorreu porque insumos importantes para o setor também tiveram crescimentos significativos de preço: o diesel aumentou 15% (passando de R$ 2,152 para R$ 2,475 por litro), os salários 10,22% e os pneus 12,7%.

“A partir de fevereiro ou março é possível que isso tenha que ser repassado, já que a elevação vem somada a uma defasagem crônica no valor frete”, explica.

De acordo com o estudo, o óleo diesel S-50/S-10, cujo preço vem sendo acompanhado desde março/12, foi comercializado em dezembro de 2013 a R$ 2,579 por litro, com aumento de 17,2%, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

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