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TECNOLOGIA
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Cummins introduz nova tecnologia para controle de pressão de pneus

Voltada exclusivamente para carretas, tecnologia MTIS chega ao mercado brasileiro em meados de 2025

Assessoria de Imprensa

07/10/2024 12h54

A Cummins anuncia no mercado brasileiro da nova tecnologia de controle de pressão de pneus MTIS (Meritor Tire Inflation System), desenvolvida pela Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS).

Conhecida no Brasil sob o nome comercial “Meritor CalibrAR”, a solução é voltada exclusivamente para carretas, prometendo benefícios significativos em termos de segurança, economia e manutenção.

Em fase de testes para tropicalização, o produto tem previsão de lançamento em meados de 2025, informa a fabricante.

“Trata-se de um sistema que oferece uma combinação de segurança, economia e robustez, el

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A Cummins anuncia no mercado brasileiro da nova tecnologia de controle de pressão de pneus MTIS (Meritor Tire Inflation System), desenvolvida pela Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS).

Conhecida no Brasil sob o nome comercial “Meritor CalibrAR”, a solução é voltada exclusivamente para carretas, prometendo benefícios significativos em termos de segurança, economia e manutenção.

Em fase de testes para tropicalização, o produto tem previsão de lançamento em meados de 2025, informa a fabricante.

“Trata-se de um sistema que oferece uma combinação de segurança, economia e robustez, elevando os padrões de eficiência das operações de frotas”, comenta Renan Silveira, especialista de produtos da CDBS.

Segundo a empresa, a nova tecnologia é alimentada pelo próprio compressor que integra o sistema de freios e suspensão a ar do veículo.

“O ar captado passa por uma central de controle, onde há um filtro secador responsável por retirar a umidade do ar”, explica Silveira.

“Na sequência, o ar é distribuído para os eixos, conduzido para as extremidades até chegar até os pneus por meio da tubulação do sistema”, completa.

O objetivo é manter a pressão ideal dos pneus, repondo automaticamente o ar em caso de vazamento e permitindo que o motorista continue dirigindo, até chegar a um local seguro para o reparo.

Outra inovação da tecnologia é o monitoramento (com alerta térmico) de proteção contra superaquecimento na ponta do eixo.

Localizado na vedação do eixo, o sistema é projetado para suportar temperaturas de até 160OC, mantendo o ar dentro da tubulação.

Em caso de superaquecimento, a solução faz com que o ar desvie o caminho, passando por pequenos orifícios na ponta do cubo e gerando um sinal auditivo característico para que os operadores tomem medidas imediatas.

“O novo dispositivo também traz vantagens para o custo total de operação (TCO), já que mantém a pressão correta dos pneus, resultando em até 1,5% na economia de combustível e aumento de até 10% na vida útil dos pneus”, garante a empresa.

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