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Cummins Brasil protagoniza tecnologias de descarbonização do transporte

Aquisição da Meritor permitirá o avanço acelerado no desenvolvimento de soluções de powertrain descarbonizado economicamente viáveis

Assessoria de Imprensa

27/10/2022 09h55 | Atualizada em 31/10/2022 15h18

Na maior feira do setor de transportes da América Latina, que acontece entre os dias 7 e 11 de novembro, no São Paulo Expo (SP), a Cummins demostra seu compromisso com a descarbonização.

O Destino ao Zero é a estratégia de sustentabilidade da empresa para atingir zero emissão até 2050, reduzindo os impactos na qualidade do ar de seus produtos e os gases de efeito estufa (GEE). Neste sentido, a Cummins busca uma abordagem de caminho duplo: reduzir as emissões dos motores de combustão interna ao mesmo tempo em que investe em novos produtos de emissão zero, com investimentos anuais de cerca de US$ 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias futuras.

“Investimos em uma ampla gama de tecnologias para alimentar a descarbonização da indústria. Essa não é apenas a abordagem certa para nossos negócios, mas é fundamental para nosso planeta e para as gerações futuras que enfrentam desafios à medida que reconhecemos as realidades das mudanças climáticas. Vale salientar que o ritmo em direção ao Destino Zero será diferente nas diversas aplicações e regi&o

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Na maior feira do setor de transportes da América Latina, que acontece entre os dias 7 e 11 de novembro, no São Paulo Expo (SP), a Cummins demostra seu compromisso com a descarbonização.

O Destino ao Zero é a estratégia de sustentabilidade da empresa para atingir zero emissão até 2050, reduzindo os impactos na qualidade do ar de seus produtos e os gases de efeito estufa (GEE). Neste sentido, a Cummins busca uma abordagem de caminho duplo: reduzir as emissões dos motores de combustão interna ao mesmo tempo em que investe em novos produtos de emissão zero, com investimentos anuais de cerca de US$ 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias futuras.

“Investimos em uma ampla gama de tecnologias para alimentar a descarbonização da indústria. Essa não é apenas a abordagem certa para nossos negócios, mas é fundamental para nosso planeta e para as gerações futuras que enfrentam desafios à medida que reconhecemos as realidades das mudanças climáticas. Vale salientar que o ritmo em direção ao Destino Zero será diferente nas diversas aplicações e regiões do mundo e os fatores determinantes deste processo de transição incluem descarbonização da fonte de energia e investimento em infraestrutura, desenvolvimento tecnológico de produtos, avanços regulatórios e necessidades e aceitação dos clientes”, afirma o presidente da Cummins Brasil, Adriano Rishi.

A Cummins, afirma Rishi, tem diversificado as áreas de atuação, num processo de transição tecnológica há tempos. Essa estratégia fortalece bases para uma mudança evolutiva, com aquisição de empresas com experiência em tecnologias que impulsionam a descarbonização, como a recente aquisição da Meritor, fornecedora líder global de tecnologias de drivetrain, mobilidade, frenagem e powertrain elétrico.

“A adição da Meritor fortalece a linha de componentes de powertrain líder do setor da Cummins e permitirá o desenvolvimento acelerado de soluções de energia eletrificada”, complementa.

Juntas pela primeira vez no país durante a Fenatran 2022, a Cummins e a Meritor irão avançar mais e mais rápido no desenvolvimento de soluções de powertrain descarbonizado economicamente viáveis.

“No Brasil, com a compra concluída, adicionamos sites como Osasco (SP) e Resende (RJ) e recebemos mais de 1,7 mil funcionários brasileiros da Meritor à nossa empresa. A aquisição da Meritor nos coloca em outro patamar no setor brasileiro de veículos pesados. Além de saltar do faturamento anual de R$ 3,5 bilhões para R$ 5,5 bilhões, quase 100% dos OEMs contam com alguma tecnologia da Cummins”, completa o presidente”, complementa.

Motores – Motorização B6.7 com pós-tratamento Single Module será exibida nesta edição da Fenatran como parte integrante de uma plataforma completa de motores eletrônicos Euro VI (3.8, 4.5, 6.7, 9, 12 e 15 litros) e os sistemas para redução de emissões de escape Single e U Module, este desenvolvido para caminhões de alta potência (acima de 8.9 litros).

Projetadas pela Cummins Emission Solutions (CES), as tecnologias de exaustão estão 60% menor e 40% mais leve quando comparado aos sistemas que atendem ao mesmo nível de emissões. Os investimentos da Cummins no projeto Euro VI no País já somam R$ 170 milhões. Com as grandes transformações tecnológicas da Cummins para o atendimento às normas do Conama P8 houve uma redução de cerca de 77% de NOx e de aproximadamente 66% de material particulado (do Euro V para Euro VI).

O motor a gás exibido nesta Fenatran 2022 é parte integrante de uma gama completa de motores Euro VI a gás (6.7, 9 e 15 litros), disponível no Brasil e pronta para operar com GNV e biometano.

Os motores a gás da Cummins proporcionam redução de cerca de 80% na emissão de partículas, 90% de óxidos de nitrogênio (NOx) e 70% de emissão dos gases de efeito estufa comparado aos modelos a Diesel Euro V.

Apresentado pela primeira vez no país, o conceito do eixo elétrico 17Xe foi projetado para todas as configurações dos caminhões pesados e traz capacidade para suportar 44 toneladas de peso bruto combinado na versão solo, de acordo com a aplicação. Em fases de testes, o novo 17Xe oferece um design inovador que, além de facilitar o processo de integração com o veículo, é capaz de proporcionar alta densidade de energia, de até 430 kW de potência contínua. Seu início de fabricação está previsto para 2025, em Lindesberg, na Suécia.

Ao oferecer o potencial de levar energia de hidrogênio de carbono zero para caminhões de longa distância de até 44t, com potência máxima de 530 hp (395 kW) e um impressionante pico de torque de 2.600 Nm, o conceito do motor Cummins X15H estreia no país durante o evento.

“A Cummins estima que um caminhão pesado, com um sistema de armazenamento de combustível de hidrogênio de alta capacidade e alimentado pelo X15H, ofereça um alcance operacional potencial de mais de 1 mil km. De acordo com as previsões da empresa, o motor a combustão interna a hidrogênio deve chegar no mercado global em 2026”, afirma o executivo.

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