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Cummins Brasil anuncia produção local do eixo MS-18X HD

Para produzir localmente o eixo MS-18X HD em Osasco, SP, foram desenvolvidos novos processos, incluindo o tratamento superficial e adaptações na linha de montagem

Assessoria de Imprensa

18/11/2024 09h57 | Atualizada em 18/11/2024 13h58

A Cummins anuncia a produção local do eixo MS-18X HD, prevista para janeiro de 2025. A planta de Osasco, SP fabricará e aprimorará componentes principais desse eixo de alta durabilidade e capacidade, como o par de coroa e pinhão, elevando gradualmente o índice de conteúdo local ao longo do ano.

“Isso permitirá aos nossos clientes usufruir dos benefícios de compra nacional, além de contribuir para o Finame e fortalecer a indústria local”, afirma Adriano Esperidião, gerente de engenharia do produto da Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) para a América do Sul.

Nesse processo de produção local, o

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A Cummins anuncia a produção local do eixo MS-18X HD, prevista para janeiro de 2025. A planta de Osasco, SP fabricará e aprimorará componentes principais desse eixo de alta durabilidade e capacidade, como o par de coroa e pinhão, elevando gradualmente o índice de conteúdo local ao longo do ano.

“Isso permitirá aos nossos clientes usufruir dos benefícios de compra nacional, além de contribuir para o Finame e fortalecer a indústria local”, afirma Adriano Esperidião, gerente de engenharia do produto da Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) para a América do Sul.

Nesse processo de produção local, o par de coroa e pinhão será fabricado localmente e receberá um novo tratamento superficial, aumentando sua resistência e durabilidade para prevenir falhas e reduzir o desgaste. Já o rolamento do pinhão, essencial para suportar cargas mais elevadas, também será aprimorado com maior capacidade de carga.

Por fim, as engrenagens satélites e planetárias, produzidas no Brasil, trarão design atualizado e melhorias no tratamento superficial, assegurando robustez em condições severas.

Para produzir localmente o eixo MS-18X HD em Osasco, SP, foram desenvolvidos novos processos, incluindo o tratamento superficial e adaptações na linha de montagem.

A linha de produção do diferencial foi reprogramada para atender ao novo design das engrenagens, com tecnologia avançada de solda a laser. Além disso, foram implementados processos de rastreamento e validação para garantir uma montagem precisa, atendendo aos novos padrões de robustez e qualidade.

O eixo MS-18X HD, projetado no Brasil para suportar até 58,5 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC), amplia o portfólio de soluções para o transporte rodoviário extrapesado e foi desenvolvido para atender às novas regulamentações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), especificadas na Resolução 882.

Em vigor desde 2022, a norma estabelece novos limites de carga e configurações de eixos para veículos pesados no Brasil. Esse modelo aprimorado, derivado do MS-18X, é compatível com veículos 6x2.

As inovações implementadas resultaram em um aumento de 11% na capacidade de carga transportada PBTC em relação ao modelo antecessor. Essas melhorias são intercambiáveis com o modelo base, não impactando na interface de suspensão dos veículos, ou seja, mantém a compatibilidade sem necessidade de adaptações adicionais.

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