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Cummins amplia parceria com a Paccar para motor a gás natural

Com o projeto, os caminhões das marcas Kenworth e Peterbilt devem receber motores a biometano

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26/08/2022 07h56 | Atualizada em 26/08/2022 17h57

A Paccar e a Columbus anunciaram uma parceria para equipar os caminhões Kenworth e Peterbilt com o novo motor a gás natural Cummins X15N, além da integração do sistema de fornecimento de combustível Cummins Clean Fuel Technologies.

O modelo X15N é o primeiro motor a gás natural projetado especificamente para aplicações em caminhões pesados, com potência de até 500 hp de potência, segundo as empresas.

Recentemente, a FedEx e a Knight-Swift já demonstraram a capacidade de redução das emissões de carbono no transporte de longa distância utilizando tecnologia de motores de combustão interna.

A Knight-Swift também concordou em testar a tecnologia de célula combustível de hidrogênio da Cummins em semitrucks.

O motor X15N pode operar com gás natural renovável, também conhecido como biometano.

Com isso, os caminhões Peterbilt e Kenworth podem reduzir as emissões de gases de efeito estufa ao longo de seus ciclos de vida.

A redução de emissões pode variar de 90% a carbono neutro ou mesmo negativo, dependendo da

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A Paccar e a Columbus anunciaram uma parceria para equipar os caminhões Kenworth e Peterbilt com o novo motor a gás natural Cummins X15N, além da integração do sistema de fornecimento de combustível Cummins Clean Fuel Technologies.

O modelo X15N é o primeiro motor a gás natural projetado especificamente para aplicações em caminhões pesados, com potência de até 500 hp de potência, segundo as empresas.

Recentemente, a FedEx e a Knight-Swift já demonstraram a capacidade de redução das emissões de carbono no transporte de longa distância utilizando tecnologia de motores de combustão interna.

A Knight-Swift também concordou em testar a tecnologia de célula combustível de hidrogênio da Cummins em semitrucks.

O motor X15N pode operar com gás natural renovável, também conhecido como biometano.

Com isso, os caminhões Peterbilt e Kenworth podem reduzir as emissões de gases de efeito estufa ao longo de seus ciclos de vida.

A redução de emissões pode variar de 90% a carbono neutro ou mesmo negativo, dependendo da fonte e da matéria-prima de resíduos utilizadas para produzir o combustível, alegam as companhias.

O novo motor é capaz de reduzir os níveis de óxido de nitrogênio acima das normas da Agência de Proteção Ambiental 2024 e do Conselho de Recursos Atmosféricos da Califórnia.

O pico de torque de saída fornecido pelo X15N é estimado em 1.850 pés-lbs. O motor a gás natural deve alcançar um desempenho ideal quando emparelhado às transmissões Eaton Cummins Automated Transmission Technologies HD e XD.

"O X15N é essencial para nosso compromisso de ajudar os clientes a mitigar as emissões líquidas de gases de efeito estufa e melhorar o NOx", disse Srikanth Padmanabhan, vice-presidente da Cummins e presidente da divisão Cummins Engine Business.

“Isso é importante para o cliente, e o X15N reduzirá o custo da adoção de tecnologias de baixas emissões para as frotas, sendo construído sobre uma sólida base de mais de 30 anos de experiência com gás natural", apontou o executivo, destacando que a empresa já fabricou 85.000 motores a gás natural neste período.

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