Assessoria de Imprensa
29/04/2025 08h51
A Cummins participou da Automec 2025, o maior evento de reposição automotiva da América Latina, com um portfólio robusto que reforça sua atuação estratégica no pós-venda.
Em um momento em que a eficiência operacional, a sustentabilidade e a integridade dos componentes ganham cada vez mais relevância, a Cummins apresentou soluções que abrangem desde o combate à falsificação de peças até iniciativas de economia circular com novos itens da linha de produtos remanufaturados ReCon.
A exposição trouxe ainda a tecnologia de pós-tratamento para motores Euro VI, reforçando a
...A Cummins participou da Automec 2025, o maior evento de reposição automotiva da América Latina, com um portfólio robusto que reforça sua atuação estratégica no pós-venda.
Em um momento em que a eficiência operacional, a sustentabilidade e a integridade dos componentes ganham cada vez mais relevância, a Cummins apresentou soluções que abrangem desde o combate à falsificação de peças até iniciativas de economia circular com novos itens da linha de produtos remanufaturados ReCon.
A exposição trouxe ainda a tecnologia de pós-tratamento para motores Euro VI, reforçando a capacidade da Cummins de oferecer desempenho e suporte técnico em todas as fases do ciclo de vida dos seus produtos.
Combate à falsificação - A falsificação de peças automotivas ainda é um desafio significativo no mercado brasileiro de reposição.
No segmento de peças aplicadas a motores Cummins, estima-se que o valor movimentado anualmente chegue a R$ 1,1 bilhão – considerando apenas o mercado de reposição.
Desse total, entre 15% e 20% correspondem a componentes não genuínos, o que representa um impacto potencial de até R$ 220 milhões por ano em peças que comprometem a segurança, reduzem a eficiência e afetam a durabilidade dos motores.
Para enfrentar esse cenário, a Cummins reforçou na Automec 2025 seu compromisso com a proteção do cliente e a integridade dos equipamentos.
A empresa, que comercializa aproximadamente 70 mil peças de seu catálogo no país, apresentou sua mais recente inovação no combate à falsificação: uma nova embalagem com etiqueta de segurança holográfica, que permite o rastreamento e a validação do componente por meio do site oficial da marca.
Produzidas por um único fornecedor global, essas etiquetas contam com mecanismos que impedem sua reutilização, oferecendo uma camada extra de segurança contra fraudes.
“Temos identificado movimentações no mercado que envolvem a oferta de componentes apresentados como Cummins e supostamente genuínos. Esse tipo de prática pode colocar em risco a integridade e o desempenho dos motores, além da segurança dos clientes – um valor essencial para a companhia. Por isso, reforçamos nosso compromisso com a qualidade e a procedência dos produtos, o que motivou a adoção desta iniciativa”, destaca Mariana Marcondes, líder do Negócio de Peças da Cummins Brasil.
A orientação da Cummins é clara: peças devem ser adquiridas exclusivamente por meio dos canais oficiais. “Nossos seis distribuidores autorizados são os únicos reconhecidos pela Cummins no Brasil e, por meio de suas redes, asseguram cobertura nacional com procedência das peças e garantia de um ano, sem limite de quilometragem ou horas. Produtos adquiridos fora dessa estrutura, ou de revendas não autorizadas, podem comprometer o desempenho do motor e anular qualquer suporte da marca”, complementa a líder.
Além disso, a Cummins investe continuamente na qualificação da rede de atendimento, composta por mais de 30 pontos próprios e uma ampla estrutura nacional de concessionários parceiros e revendas autorizadas. Oficinas, treinamentos e workshops especializados integram a estratégia de capacitação permanente, garantindo que os profissionais estejam preparados para identificar peças falsificadas, orientar os clientes e preservar a integridade dos equipamentos.
Novos lançamentos ReCon na Automec 2025 - Para reforçar o compromisso com a sustentabilidade e com o mercado de reposição, a Cummins anunciou dois lançamentos da linha ReCon na Automec 2025: novos injetores ReCon para veículos Euro V – ISB 4.5 e 6.7, e a expansão da linha Backbone ReCon, agora com cobertura para motores ISF e ISL.
A linha Backbone ReCon é uma solução da Cummins desenvolvida para padronizar motores remanufaturados, reaproveitando componentes externos não críticos. Com isso, reduz-se o número de part numbers e simplifica-se a operação. Em alguns casos, um único código pode atender até 14 aplicações diferentes. Isso significa menos custo, menos estoque e mais agilidade na entrega.
“A linha ReCon também se destaca pela garantia de qualidade e confiabilidade. Cada produto passa por um rigoroso processo de desmontagem, limpeza, inspeção e remanufatura, assegurando que todos os itens de desgaste sejam substituídos. O resultado é uma solução competitiva, com até 30% de redução de custo em relação a componentes novos e garantia de fábrica de 12 meses”, afirma Mariana Marcondes.
Inovação e suporte ao Euro VI – A Cummins Emission Solutions (CES) apresenta na Automec o sistema de pós-tratamento Single Module acoplado ao motor B6.7, com foco no suporte ao mercado de reposição desde a chegada da norma Euro VI ao Brasil, em 2022, para homologação de produtos.
Desde então, a CES vem trabalhando para garantir ampla cobertura e disponibilidade de peças que compõem o sistema — catalisador de oxidação de partículas (DOC), filtro de particulado derivado do diesel (DPF), misturador de gases e partículas de ureia (Mixer) e catalisador de redução de NOx (SCR) — todos disponíveis nas redes autorizadas.
29 de abril 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade