EMPRESAS
Voltar

CSCEC é a marca de construção mais valiosa do mundo, aponta consultoria

Avaliada em 31,9 bilhões de dólares, marca chinesa lidera o ranking anual da consultoria Brand Finance

Assessoria de Imprensa

17/05/2023 10h38 | Atualizada em 17/05/2023 11h24

O relatório anual da consultoria estratégica britânica Brand Finance aponta a CSCEC (China State Construction Engineering Corporation) como a marca de Engenharia e Construção mais valiosa do mundo, avaliada em 31,9 bilhões de dólares, em um crescimento de 16% desde a avaliação anterior.

A nova análise avalia cerca de 5.000 das maiores marcas globais da atualidade, de todos os setores e países. A lista com as 50 marcas de Engenharia e Construção mais valiosas do mundo pode ser conferida neste link.

Além de calcular o valor, a

...

O relatório anual da consultoria estratégica britânica Brand Finance aponta a CSCEC (China State Construction Engineering Corporation) como a marca de Engenharia e Construção mais valiosa do mundo, avaliada em 31,9 bilhões de dólares, em um crescimento de 16% desde a avaliação anterior.

A nova análise avalia cerca de 5.000 das maiores marcas globais da atualidade, de todos os setores e países. A lista com as 50 marcas de Engenharia e Construção mais valiosas do mundo pode ser conferida neste link.

Além de calcular o valor, a Brand Finance também determina a força relativa das marcas por meio de métricas que avaliam os investimentos em marketing, capital disponível e desempenho empresarial, incorporando dados obtidos com mais de 100 mil entrevistados de 31 setores em 38 países.

Segundo o relatório, o aumento de valor da CSCEC é resultado direto de seu desempenho empresarial, assim como de uma melhoria de pontuação no Índice de Força da Marca (BSI), de 76,4 em 100 pontos, obtendo classificação AA+. “Os indicadores de desempenho anual registraram um crescimento significativo em relação ao ano anterior, incluindo receitas e novos contratos de construção”, comenta a Brand Finance.

Em 2022, destaca a consultoria, a CSCEC entregou 28 obras e projetos auxiliares para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. “A capacidade da marca em entregar projetos de alta qualidade e planos de operação e manutenção contribuiu positivamente para o reconhecimento”, ressalta.

Segundo Richard Haigh, diretor-geral da Brand Finance, as marcas chinesas continuam crescendo com consistência, embora venham sendo confrontadas com novas expectativas de sustentabilidade. “O governo chinês anunciou um plano quinquenal mais inteligente, ecológico e seguro para o setor da Engenharia e Construção, de modo que essas empresas terão de se adaptar e integrar a sustentabilidade em suas estratégias para manterem o valor e a força das respectivas marcas", aponta.

Em resposta à crescente atenção dada à sustentabilidade, as marcas chinesas vêm adotando várias medidas direcionadas. A CNBM – maior marca de cimento e concreto da China, cujo valor aumentou 7% no levantamento, chegando a 8,9 bilhões de dólares – estabeleceu metas para promover tecnologias de baixo carbono, buscando liderar a transformação ecológica na indústria do cimento.


O ranking de marcas mais valiosas do setor de Engenharia e Construção em 2023

Crescimento – Entre as quatro marcas com crescimento mais rápido neste ano, três são americanas. A Ferguson assumiu a posição de marca com o crescimento mais rápido no setor, com um aumento de 38,4%, atingindo o valor de 5,3 bilhões de dólares.

Um dos fatores que contribuíram para a subida de cinco posições (chegando à 26ª posição do ranking) foi a aquisição da distribuidora Airefco. Segundo a Brand Finance, a aquisição acelerou a expansão geográfica e garantiu uma maior pegada multimarca, melhorando o reconhecimento da Ferguson, que também se beneficiou de investimentos em 17 aquisições ao longo do biênio 2021-2022, gerando receitas adicionais de aproximadamente 750 milhões de dólares.

A Caterpillar aumentou seu valor da marca em 36,4% (chegando a 11,2 bilhões de dólares), enquanto a John Deere tem agora um valor da marca de 10,8 bilhões de dólares, em um aumento de 33,1% que garantiu a subida de três posições e a entrada no top 10 das marcas de Engenharia e Construção mais valiosas do mundo.


As dez empresas com crescimento mais rápido registrado no último ano

Força da marca – A John Deere também assegurou por mais um ano o título de marca de Engenharia e Construção mais forte do mundo, mantendo a classificação AAA. As vendas e receitas líquidas da marca em âmbito global aumentaram 19%, uma vez que a procura de equipamentos agrícolas e de construção continua forte no mundo todo.

“A empresa também se beneficia da inovação contínua, anunciando um trator totalmente autônomo em 2022. Pronto para ser produzido em grande escala, o desenvolvimento traz características automatizadas que solidificam ainda mais o reconhecimento da marca, bem como sua estratégia de soluções inteligentes”, avalia a Brand Finance.

Além disso, seis empresas passaram a constar do ranking neste ano. A China Energy Engineering Corporation (CEEC) é a recém-chegada mais valiosa, com valor de marca de 9,1 bilhões de dólares. “O impressionante valor inaugural da CEEC é uma consequência da fusão, no final de 2021, com a Chinese Gezhouba Group Corporation (CGGC), a maior transação dos últimos anos em termos de valor”, diz a consultoria.


A lista de marcas mais fortes do setor tem seis empresas recém-chegadas ao ranking

Sustentabilidade – Como parte de sua análise, a Brand Finance também avalia o desempenho de atributos específicos das marcas na promoção de seu valor global. Um desses atributos, cuja importância está crescendo rapidamente, é a sustentabilidade. Nesse item, a CREC tem a pontuação mais elevada no ranking de 2023, com uma classificação de 5,77 em 10. Com valor da marca de 19,8 bilhões de dólares, a companhia é vista pelos consumidores como a marca de Engenharia e Construção mais sustentável.

Tendo implementado um sistema de gestão ESG desde 2008, a empresa submete seus projetos a avaliações dos potenciais impactos ambientais, produzindo programas detalhados de proteção ambiental. Isso inclui tratamento cauteloso de resíduos, minimização da poluição do ar e da água e proteção da biodiversidade. Como 3ª marca mais valiosa do ranking, a CREC também ocupa o 2º lugar em termos de Valor de Percepção de Sustentabilidade, com 723 milhões de dólares.

Marca mais valiosa do mundo, a CSCEC também mantém o maior Valor de Percepção de Sustentabilidade, com 948 milhões de dólares, participando ativamente de projetos de restauração ambiental e ecológica, bem como contribuindo para uma energia mais limpa e práticas com baixo teor de carbono.


A percepção de sustentabilidade passou a ser um critério de avaliação do valor global das marcas

“A percepção do apoio da marca à iniciativa proposta pelo governo tem contribuído positivamente para o valor global da CSCEC, uma vez que a marca se beneficia de seu alinhamento à liderança política da China”, sublinha a consultoria. “Mas a posição da marca no topo da tabela não é uma avaliação de seu desempenho global em termos de sustentabilidade, mas antes indica o valor da marca associado às percepções de sustentabilidade, que neste ano foi de 4,69 em 10”, explica o relatório.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E