TENDÊNCIAS
Assessoria de Imprensa
17/09/2019 11h00 | Atualizada em 18/09/2019 21h13
Aproximar-se do ecossistema de startups é a estratégia adotada por muitas empresas para adicionar inovação em seus processos.
Essa tendência, visível em diferentes setores econômicos, se confirma, também, na indústria minerometalúrgica e de materiais.
A 5ª edição da ABM Week dará visibilidade a esse movimento. Um dos pontos altos da programação da Semana, que acontece de 1 a 3 de outubro, em São Paulo, será o painel “O papel das startups na busca por soluções inovadoras”.
Programado para o dia 2 de outubro, o evento apresentar&aac
...Aproximar-se do ecossistema de startups é a estratégia adotada por muitas empresas para adicionar inovação em seus processos.
Essa tendência, visível em diferentes setores econômicos, se confirma, também, na indústria minerometalúrgica e de materiais.
A 5ª edição da ABM Week dará visibilidade a esse movimento. Um dos pontos altos da programação da Semana, que acontece de 1 a 3 de outubro, em São Paulo, será o painel “O papel das startups na busca por soluções inovadoras”.
Programado para o dia 2 de outubro, o evento apresentará experiências reais de programas de inovação, como o Mining Hub e o AçoLab.
Criado para funcionar como um canal direto de inovação aberta, o Mining Hub gera oportunidades e conexões para diferentes atores da cadeia da mineração, incluindo mineradoras, fornecedores, startups, pesquisadores e investidores.
Claudia Villa Diniz, executiva de inovação, gestão de projetos e propriedade intelectual do Mining Hub, falará ao público da ABM Week sobre essa iniciativa.
O AçoLab, por sua vez, consiste em uma aceleradora criada pela ArcelorMittal para incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras por meio da colaboração.
Durante o painel no evento, Rodrigo Carazolli da Silva, gerente geral de inovação, novos negócios e Açolab da ArcelorMittal, mostrará como a siderúrgica trabalha para gerar valor por meio da inovação.
O painel da ABM Week contará, ainda, com apresentações de Rafael Guimarães de Oliveira, gerente técnico digital da Gerdau, e de Rodrigo Alberto Moreira Gomes, gerente geral da Nexa Resources. Ambos falarão como suas empresas vêm trabalhando para estimular a inovação interna.
Para a consultora Vânia de Andrade, coordenadora do painel na ABM Week, a parceria com as startups é uma maneira indireta de trazer novos ares para as empresas, que muitas vezes têm dificuldades para atrair jovens talentos.
“Além disso, o modelo de desenvolvimento de soluções por startups tem como vantagens a agilidade e o baixo custo”, comenta a consultora.
Ela lembra que, embora frutífera, esse tipo de união impõe a superação de uma série de desafios, especialmente dentro das corporações.
Ela lista, como exemplos, a escolha adequada da área de atuação das startups, a seleção dos parceiros com foco em conteúdo, o engajamento dos profissionais que irão se relacionar com essas jovens empresas, e, finalmente, o gap de agilidade no processo decisório.
A ABM Week é o principal evento técnico-científico das indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, mineradoras e de materiais na América Latina. A Semana tem como objetivos promover o intercâmbio tecnológico, o desenvolvimento industrial e a melhoria da competitividade das empresas.
28 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade