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Corredor Bioceânico começa a sair do papel

Criação da Rota pode intensificar a interação comercial de Brasil, Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai com os mercados mundiais

Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

28/03/2017 23h57 | Atualizada em 10/04/2017 14h23

Em reunião realizada em La Paz, na Bolívia, representantes dos governos do Brasil, Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai decidiram criar um grupo de trabalho para propor caminhos que tornem realidade a criação do Corredor Ferroviário Bioceânico, que pode intensificar a interação comercial destes países com os mercados mundiais.

“O governo apoia estudos mais detalhados que demonstrem a importância do corredor ferroviário e que contribuam para sua concretização”, destacou o secretário de Políticas Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Herbert Drummond, que chefiou a comitiva brasileira, da qual representantes da ANTT e do Itamaraty ta

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Em reunião realizada em La Paz, na Bolívia, representantes dos governos do Brasil, Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai decidiram criar um grupo de trabalho para propor caminhos que tornem realidade a criação do Corredor Ferroviário Bioceânico, que pode intensificar a interação comercial destes países com os mercados mundiais.

“O governo apoia estudos mais detalhados que demonstrem a importância do corredor ferroviário e que contribuam para sua concretização”, destacou o secretário de Políticas Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Herbert Drummond, que chefiou a comitiva brasileira, da qual representantes da ANTT e do Itamaraty também fizeram parte.

O Corredor Ferroviário Bioceânico Central permitirá a integração ferroviária entre Brasil, Bolívia e Peru, ligando os portos de Santos, no Oceano Atlântico, ao de Ilo, no Pacífico. É considerado um dos maiores projetos de infraestrutura ferroviária da região central da América Latina, com mais de 3.700 quilômetros de extensão.

De acordo com Drummond, a participação da delegação brasileira no evento foi fundamental para reforçar o posicionamento do governo brasileiro em relação ao projeto bioceânico. O ministro João Carlos Parkinson de Castro, representante do ministério das Relações Exteriores, destacou o interesse do Brasil na efetividade do projeto, que pode ser inicializada com a integração das ferrovias existentes entre Brasil e Bolívia, ALL-RUMO Malha Oeste e Ferrovia Oriental S.A: ”O governo brasileiro está à disposição para debater os processos necessários para tornar realidade a movimentação ferroviária dos produtos entre o Brasil e a Bolívia, e a expectativa é reforçar o compromisso entre os dois países”.

Drummond destacou que a criação do GT proposto pelo governo peruano durante o evento, composto por um representante de cada país, vai aprofundar as discussões do projeto e dar continuidade as projeções apresentadas durante a reunião técnica.

“O grupo vai fomentar a continuidade dos estudos em andamento. É por meio deles que teremos dados mais específicos sobre as cargas que circularão neste eixo e os investimentos necessários no projeto”, disse.

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