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Construção de túnel gera material para ampliação de um dos principais portos da Noruega

Equipamentos subterrâneos para perfuração e carregamento da Epiroc atuam na construção de um dos mais modernos túneis da Europa, com reaproveitamento dos materiais em uma obra nas docas de Drammen

Assessoria de Imprensa

16/03/2021 11h00

A tecnologia de escavação de túneis da Epiroc está ajudando na construção de um dos mais modernos túneis ferroviários da Europa.

Ligando a capital da Noruega ao interior, o projeto comporta uma via dupla capaz de operar até quatro trens por hora em cada sentido.

Contabilizando também os túneis transversais e de evacuação associados, a empreiteira responsável pelo projeto construirá um total de 10,8 quilômetros de túneis, com cerca de 140 profissionais envolvidos diretamente.

A rocha extraída será reaproveitada e utilizada em uma obra para ampliação de docas no port

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A tecnologia de escavação de túneis da Epiroc está ajudando na construção de um dos mais modernos túneis ferroviários da Europa.

Ligando a capital da Noruega ao interior, o projeto comporta uma via dupla capaz de operar até quatro trens por hora em cada sentido.

Contabilizando também os túneis transversais e de evacuação associados, a empreiteira responsável pelo projeto construirá um total de 10,8 quilômetros de túneis, com cerca de 140 profissionais envolvidos diretamente.

A rocha extraída será reaproveitada e utilizada em uma obra para ampliação de docas no porto de Drammen, onde 70% de todos os automóveis importados para a Noruega são descarregados.

Ao todo, existem 8 equipamentos da Epiroc atuando na obra dia e noite, com destaques para os modelos Boomer XE3C, Boomer E2C e Scooptram ST18.

Segundo o gerente de operações Ole Kristian Egge, a grande pá da carregadeira subterrânea Epiroc Scooptram ST18 tornará o processo de carregamento de material mais eficiente.

Além disso estão sendo utilizadas 27 perfuratrizes hidráulicas para perfuração de face Epiroc modelo Cop 3038.

Para realizar furos longos, em uma rocha que é composta principalmente por granito avermelhado, são utilizados bits Epiroc TC42B.

Para garantir um suporte pró ativo e ágil, a Epiroc apoia a obra também através de uma de suas modalidades de contrato de serviços, denominada Cop Care. Três oficinas no túnel cuidam da manutenção e um sistema automatizado relata os dados de performance.

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