Assessoria de Imprensa
09/10/2023 09h58
A Associação ConectarAGRO, uma organização sem fins lucrativos dedicada a impulsionar a expansão da conectividade nas áreas rurais do Brasil, está comemorando o 5º aniversário desde a sua concepção na Futurecom 2018.
Durante esse período, a Associação fez avanços notáveis na conectividade rural, ajudando a transformar o cenário agrícola do país.
Originalmente, a iniciativa nasceu a partir de uma reunião de líderes das empresas AGCO, CNH Industrial, Bayer, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble, que compartilharam a visão de enfrentar o desafio comum de falta de conect
...A Associação ConectarAGRO, uma organização sem fins lucrativos dedicada a impulsionar a expansão da conectividade nas áreas rurais do Brasil, está comemorando o 5º aniversário desde a sua concepção na Futurecom 2018.
Durante esse período, a Associação fez avanços notáveis na conectividade rural, ajudando a transformar o cenário agrícola do país.
Originalmente, a iniciativa nasceu a partir de uma reunião de líderes das empresas AGCO, CNH Industrial, Bayer, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble, que compartilharam a visão de enfrentar o desafio comum de falta de conectividade no campo.
O que começou como uma iniciativa se transformou oficialmente em uma Associação em 2020, que auxilia na promoção da conectividade em áreas rurais e remotas no Brasil.
O objetivo é oferecer uma solução de conectividade aberta, simples e acessível – o 4G LTE, na frequência de 700 MHz.
A ConectarAGRO também desempenhou um papel importante ao auxiliar cobertura para soluções de Internet das Coisas (IoT) em uma extensa área.
“O uso do NB-IoT é essencial para conectar máquinas e sensores, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do agronegócio”, comenta a associação.
“Essa tecnologia pode ampliar significativamente a cobertura em comparação com o uso de smartphones e, ao mesmo tempo, consome menos energia”, complementa.
A ConectarAGRO também firmou um memorando de intenções com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) para criar o ICR (Indicador de Conectividade Rural), visando aprofundar o entendimento da relação entre internet e áreas rurais.
O ICR terá ponderações baseadas em tecnologia e valor da produção agrícola e pecuária, com dados do VBP do Mapa ou PAM do IBGE. Serão avaliadas tecnologias como 2G, 3G, 4G e NB-IoT.
O Simulador de Benefícios ConectarAGRO foi atualizado para demonstrar os ganhos potenciais da conectividade e tecnologias digitais na agricultura.
A solução gratuita quantifica o impacto na performance, incluindo redução de custos e aumento de produtividade, além de oferecer recursos como agricultura de precisão.
Já a iniciativa Formação Conectada, em parceria com a Fundação André e Lucia Maggi (FALM), busca promover o desenvolvimento social humano por meio de soluções tecnológicas, oferecendo cursos de educação tecnológica.
“A ConectarAGRO continua comprometida em levar a conectividade a áreas remotas do Brasil e impulsionar a transformação digital no agronegócio”, avalia Ana Helena de Andrade, presidente da Associação.
04 de setembro 2025
04 de setembro 2025
03 de setembro 2025
02 de setembro 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade