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China libera cinco mil caminhões autônomos nas estradas

A partir de agora, o motorista humano não será mais obrigatório nas viagens autônomas dentro do país

Uol

09/02/2021 11h00 | Atualizada em 09/02/2021 11h37

A maior empresa da China dedicada ao desenvolvimento de caminhões autônomos, a TuSimple, obteve autorização para colocar até 5.000 veículos pesados para rodar nas estradas chinesas ao longo de 2021.

Os veículos da TuSimple já trabalhavam desde 2019 nos arredores de Xangai transportando contêineres das fábricas chinesas no entorno da capital financeira da China até o porto de Yanshan.

De acordo com o diretor de tecnologia da empresa, Hou Xiaodi, os caminhões da TuSimple rodaram 45 mil km em viagens entre fábricas, depósitos e o porto local ao longo de 18 meses de teste. No período, afirma Xiaodi, nenhum acidente grave

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A maior empresa da China dedicada ao desenvolvimento de caminhões autônomos, a TuSimple, obteve autorização para colocar até 5.000 veículos pesados para rodar nas estradas chinesas ao longo de 2021.

Os veículos da TuSimple já trabalhavam desde 2019 nos arredores de Xangai transportando contêineres das fábricas chinesas no entorno da capital financeira da China até o porto de Yanshan.

De acordo com o diretor de tecnologia da empresa, Hou Xiaodi, os caminhões da TuSimple rodaram 45 mil km em viagens entre fábricas, depósitos e o porto local ao longo de 18 meses de teste. No período, afirma Xiaodi, nenhum acidente grave foi registrado.

Com base na experiência do último ano e meio, a empresa poderá agora colocar seus veículos para rodar por vários pontos do país. A TuSimple, que possui escritório em San Diego, EUA, também negocia ter viagens liberadas nos territórios norte-americano e mexicano.

A partir de agora, o motorista humano não será mais obrigatório nas viagens autônomas dentro da China. Segundo a empresa, com a frota de 5.000 veículos rodando o país, será possível obter lucro pela primeira vez desde sua fundação, há quatro anos.

Nestes anos iniciais de vida, os principais financiadores da empresa são fundos estrangeiros, como capital de risco americano. Na última rodada de investimento pré-IPO, um banco chinês decidiu apoiar a ideia, colocando US$ 100 milhões na TuSimple.

Na mesma rodada, a Volkswagen da Alemanha aportou US$ 140 milhões na operação, indicando a grande confiança que o transporte autônomo de cargas desperta na indústria de transportes do mundo todo.

A TuSimple estima obter lucro líquido de US$ 300 milhões ao ano apenas com a receita paga por transportadoras que desejam seus serviços.

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