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CECE debate novos requisitos para homologação de máquinas

Realizada em novembro, a "Semana Técnica" reuniu peritos da entidade para projetar o futuro do setor na Europa

Assessoria de Imprensa

04/12/2024 09h23 | Atualizada em 04/12/2024 10h50

Entre os dias 25 e 28 de novembro, a Comissão Técnica (CT) do Committee for European Construction Equipment (CECE) reuniu peritos durante a “Semana Técnica” da entidade, realizada em Bruxelas, na Bélgica.

No evento, o grupo de estudos sobre motores apresentou as prioridades futuras do setor e identificou duas áreas-chave de enfoque: uma sobre reconversão e outra sobre Zonas de Baixas Emissões (LEZ - Low Emission Zones).

Os membros também receberam um relatório detalhado sobre a incorporação do hidrogênio como combustível de referência no escopo atual do regulamento para motores de Fase V na Europa.

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Entre os dias 25 e 28 de novembro, a Comissão Técnica (CT) do Committee for European Construction Equipment (CECE) reuniu peritos durante a “Semana Técnica” da entidade, realizada em Bruxelas, na Bélgica.

No evento, o grupo de estudos sobre motores apresentou as prioridades futuras do setor e identificou duas áreas-chave de enfoque: uma sobre reconversão e outra sobre Zonas de Baixas Emissões (LEZ - Low Emission Zones).

Os membros também receberam um relatório detalhado sobre a incorporação do hidrogênio como combustível de referência no escopo atual do regulamento para motores de Fase V na Europa.

No entanto, a matriz de combustíveis segue como um projeto em desenvolvimento, acentuou o CECE.

“Os membros são estimulados a compartilhar atualizações sobre iniciativas nacionais, além de acompanhar os novos desenvolvimentos e expandir os dados disponíveis sobre as opções atuais de combustíveis”, ressaltou a entidade.

Outro ponto trabalhado no encontro foi a atualização do relatório sobre Zonas de Baixas Emissões, expandido com contribuições dos Países Baixos, Finlândia e Espanha.

A reunião cobriu ainda as principais atualizações sobre o Regulamento de Máquinas (MR) no continente.

Dentre outros assuntos, os membros analisaram o progresso no Projeto de Solicitação de Padronização e no estabelecimento de padrões alinhados à Diretiva de Máquinas e ao MR, além de desenvolvimentos recentes após o Caso Malamud (relativo à transparência na divulgação de normas adotadas pelo CEN – European Committee for Standardization).

“Além disso, o trabalho na orientação prossegue, com o CECE, a Orgalim e outras indústrias focadas em medidas contra nepotismo e corrupção”, delineou.

Durante a sessão da Comissão Técnica, também foi apresentado um estudo exaustivo recentemente publicado sobre requisitos técnicos para aprovação rodoviária de máquinas móveis pesadas.

Produzido pela FKA-TRL sob encomenda da Comissão Europeia, o estudo "desempenhará um papel fundamental na definição dos futuros requisitos técnicos do Regulamento NRMM (Non-Road Mobile Machinery)", afirma o CECE.

A reunião se encerrou com informações sobre a abordagem legal de produtos no Reino Unido após o Brexit, apresentada por Dale Camsell (CEA).

A atualização sobre o Brexit também abrangeu ações setoriais relevantes lançadas recentemente pelo governo do Reino Unido, atualmente em curso.

A próxima “Semana Técnica” do CECE ocorre novamente em Bruxelas, entre os dias 10 e 13 de março de 2025.

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