Assessoria de imprensa
07/03/2022 11h00 | Atualizada em 07/03/2022 13h43
Em linha com as megatendências globais de eletrificação, urbanização, sustentabilidade e transformação digital, a CBMM reforça seus planos para um crescimento acelerado pautado em novas aplicações na siderurgia e na diversificação de seus mercados de atuação.
Para isso, em 2021 a companhia investiu ainda mais na estratégia direcionada a novos negócios, buscando acelerar a entrada de tecnologias aplicadas de nióbio no mercado global, especialmente no segmento de baterias.
Para suportar os planos de crescimento, a empresa realizou o maior ciclo de investimento de sua história, com a expansã
...Em linha com as megatendências globais de eletrificação, urbanização, sustentabilidade e transformação digital, a CBMM reforça seus planos para um crescimento acelerado pautado em novas aplicações na siderurgia e na diversificação de seus mercados de atuação.
Para isso, em 2021 a companhia investiu ainda mais na estratégia direcionada a novos negócios, buscando acelerar a entrada de tecnologias aplicadas de nióbio no mercado global, especialmente no segmento de baterias.
Para suportar os planos de crescimento, a empresa realizou o maior ciclo de investimento de sua história, com a expansão da unidade de Araxá (MG), concluída em 2021.
Foram investidos R$ 3 bilhões somente na última fase de ampliação, elevando a capacidade produtiva de seu complexo industrial de 100 para 150 mil toneladas de produtos de nióbio, nível superior à atual demanda do mercado mundial.
“A ampliação está em linha com a estratégia da companhia de sempre antecipar suas jornadas de crescimento de demanda através da tecnologia e inovação para a geração de valor para a sociedade”, diz a empresa.
Para acelerar o crescimento via novos negócios, a empresa também investiu em duas startups – na inglesa Echion e na norte-americana Battery Streak.
Os investimentos visam acelerar novos desenvolvimentos em materiais para baterias de íons de lítio. Em 2021, o volume de vendas de produtos de nióbio para aplicação em baterias somou 50 toneladas, para 2022, a previsão é que esse número alcance 500 toneladas.
“Já os aportes no Programa de Tecnologia também seguiram uma curva ascendente e totalizaram R$ 195 milhões em 2021, um crescimento de mais de 38% em relação a 2020”, informa a CBMM.
Para 2022, a expectativa é que os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e novas tecnologias avancem mais de 40%, chegando a R$ 278 milhões.
Os esforços refletiram em um aumento de 64% na receita líquida em 2021 no comparativo com 2020, que somou R$ 11,4 bilhões. O lucro líquido foi de R$ 4,5 bilhões, número 78% superior ao registrado no ano passado.
O volume de vendas total de produtos de nióbio teve aumento de 17%, totalizando 85 mil toneladas. A China manteve-se como principal mercado, com 40% do volume de vendas, seguida de outros países asiáticos, como Japão, Coreia do Sul e Índia, que representaram uma fatia de 22%.
A Europa absorveu 19% das vendas da empresa, enquanto as Américas, principalmente EUA e Brasil, somaram 14%. “Outras regiões, como o Oriente Médio e a África, representaram os 5% restantes”, completa a companhia.
27 de novembro 2024
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