Assessoria de Imprensa
31/08/2023 09h16 | Atualizada em 31/08/2023 09h33
Em 1893, a Bucyrus Steam Shovel and Dredge Company abriu uma nova fábrica em South Milwaukee, Wisconsin, EUA, para expandir as instalações de produção.
Desde então, as decisões de gerenciamento e os equipamentos produzidos em South Milwaukee não só mudaram os setores de construção e mineração, mas também o curso da história.
As instalações da Bucyrus em Wisconsin em imagem de 1893
No início dos anos 1900, o equipamento produzido pela Bucyrus foi um dos principais componentes dos monu
Em 1893, a Bucyrus Steam Shovel and Dredge Company abriu uma nova fábrica em South Milwaukee, Wisconsin, EUA, para expandir as instalações de produção.
Desde então, as decisões de gerenciamento e os equipamentos produzidos em South Milwaukee não só mudaram os setores de construção e mineração, mas também o curso da história.
As instalações da Bucyrus em Wisconsin em imagem de 1893
No início dos anos 1900, o equipamento produzido pela Bucyrus foi um dos principais componentes dos monumentais projetos de escavação da época.
"As dragas foram usadas na corrida do ouro na Califórnia, enquanto as pás faziam parte da vasta colina de ferro de Mesabi", lembra Shawn Paap, gerente comercial da Cat Electric Rope Shovels (ERS).
"A ampliação do canal do estado de Nova York, o maior projeto de terraplenagem dos EUA realizado entre 1902 e 1912, também usou dragas da Bucyrus", complementa.
Draga da marca atua em obra nos EUA no ano de 1898
Movidas a vapor, as pás de 40 a 50 toneladas também desempenharam um papel significativo na construção do Canal do Panamá, um dos projetos mais desafiadores da história da engenharia.
No decorrer do projeto, 77 pás produzidas em South Milwaukee foram usadas na construção do canal.
Quando combinadas com as pás produzidas pela Marion Steam Shovel Company, controlada pela Bucyrus, 101 das 102 pás usadas no projeto eram da marca.
Trabalhadores posam com equipamento na construção do Canal do Panamá
A Segunda Guerra Mundial registrou uma demanda sem precedentes por escavadeiras na Europa, de modo que entre 1942 e 1945 praticamente 100% de toda a produção da empresa foi dedicada ao esforço de guerra.
Após a guerra, a empresa embarcou em um projeto de US$ 2 milhões para aumentar a capacidade da fábrica em 20%.
Em meados do século XX, a Bucyrus era já uma empresa global com oferta expandida de produtos e mais de 74 mil máquinas produzidas e usadas em mais de 166 países.
Processo – O ponto central da estratégia de transferir a produção para South Milwaukee foi aumentar a eficiência da fabricação das principais máquinas de grande porte, como as escavadeiras de cabo e draglines.
Nos últimos 130 anos, mais de 32 mil máquinas foram produzidas no local e, até hoje, as enormes pás de cabo elétrico Cat são produzidas na fábrica.
A origem dos atuais modelos 7495 e 7495HF, usados no setor de mineração, pode ser remontada a esses equipamentos.
Entre 1882 e 1930, foram produzidas mais de 1.850 pás ferroviárias. De acordo com os padrões atuais, os primeiros modelos não podiam ser considerados móveis, pois eram deslocados sobre trilhos ou roletes.
Mas esse processo manual para mover as máquinas não atendia às necessidades de eficiência da mineração.
Assim, uma série de inovações originadas nas instalações de South Milwaukee ajudou a melhorar a eficiência e a durabilidade das pás a cabo.
Tomando emprestada a tecnologia da Caterpillar da década de 1920, as pás movidas a vapor adotaram correias rotativas no estilo de esteiras, aumentando significativamente a mobilidade.
Antes da década de 1930, toda a estrutura da escavadeira a cabo era rebitada, mas os rebites foram substituídos por soldas para aumentar a durabilidade.
Eletrificação – Evidentemente, uma transição importante para as escavadeiras a cabo e para o próprio setor foi a mudança da energia a vapor para a eletricidade.
E a Bucyrus também foi pioneira no uso da eletricidade como fonte de energia há mais de 100 anos, já em 1917.
O advento de um novo sistema CC, em 1919, deu início ao moderno projeto ERS da atualidade, enquanto a transição da energia a vapor para a elétrica foi concluída em 1939.
"À medida que o setor de mineração atual aumenta o foco na eletrificação de equipamentos para reduzir as emissões de carbono e aumentar a eficiência, a Caterpillar tem orgulho de ser líder em um produto eletrificado há várias décadas", diz Flor Rivas, gerente de produto da Caterpillar.
Revolucionando o mercado, o projeto da máquina fez a transição do rudimentar sistema de acionamento CC para motores elétricos CA, muito menos complicados.
"Os motores de acionamento CA eram mais simples, duravam mais, exigiam menos manutenção, trabalhavam mais rápido e de forma mais eficiente, além de fornecerem mais potência que os motores CC", comenta Mike Haws, diretor técnico da Cat Electric Rope Shovels.
Shovel elétrica vista em operação de desmonte em 1933
Já a introdução da tecnologia sem fusível do transistor bipolar de porta isolada (IGBT) levou à evolução para tiristores de desligamento por gatilho (GTO).
“Uma parceria com a Siemens na década de 1970 colocou a Bucyrus na vanguarda da tecnologia de acionamento CA, elevando a disponibilidade do sistema de acionamento para 99%", diz Haws.
Desde que adquiriu a linha de produtos da Bucyrus, em 2011, a Caterpillar introduziu um dispositivo de regulagem resfriado a água, para dissipar de forma mais eficiente o calor gerado pelo sistema elétrico.
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