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Caterpillar lança novo caminhão fora de estrada 

Modelo 789 promete entregar potência, eficiência de consumo e capacidade de carga com menor custo por tonelada

Assessoria de Imprensa

16/09/2022 08h18 | Atualizada em 19/09/2022 16h43

O novo fora de estrada 789 Mining Truck chega ao mercado internacional anunciado como o modelo de próxima geração da Caterpillar em quesitos como conforto operacional e conectividade de ponta.

Segundo a fabricante, o novo design oferece vantagem sobre a concorrência por permitir o transporte de cerca de 10% a mais de material em cada carga, além de ser 5% mais rápido na classificação, proporcionando ganhos no custo por tonelada.

O motor Cat 3516E ganhou 12% de aumento na vida útil, proporcionando melhorias no deslocamento e acelerações. Também promete reduzir o consumo em até 9%, em comparação ao projeto Tier 2.

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O novo fora de estrada 789 Mining Truck chega ao mercado internacional anunciado como o modelo de próxima geração da Caterpillar em quesitos como conforto operacional e conectividade de ponta.

Segundo a fabricante, o novo design oferece vantagem sobre a concorrência por permitir o transporte de cerca de 10% a mais de material em cada carga, além de ser 5% mais rápido na classificação, proporcionando ganhos no custo por tonelada.

O motor Cat 3516E ganhou 12% de aumento na vida útil, proporcionando melhorias no deslocamento e acelerações. Também promete reduzir o consumo em até 9%, em comparação ao projeto Tier 2.

Para tanto, o propulsor apresenta modificações no desenho da árvore de cames e do pistão, visando aprimorar a eficiência de combustível, além de melhorias estruturais na cabeça do cilindro e na cambota, que proporcionam 12% a mais de durabilidade que o modelo anterior.

Duas seleções de potência oferecem 1.900 cv para corresponder ao desempenho dos caminhões da frota existente, ou 2.100 cv para tempos mais rápidos de ciclo.

O propulsor também pode ser otimizado para países menos regulamentados ou configurado com redução catalítica selectiva (SCR), cumprindo a Fase V da UE e as normas finais EPA Tier 4 dos EUA.

Por sua vez, a transmissão APECS (Advanced Power Electronic Control Strategy) assegura melhorias de produtividade e eficiência, que também ajudam a reduzir os tempos de ciclo.

O 789 chega com cabine maior e mais ergonômica. Com 17% de ganho na largura, promete 34% a mais de espaço para o operador, 11% para as pernas e 19% espaço para os ombros, além de trazer console central totalmente ajustável.

Apresentando redução de 40% no Nível de Pressão Sonora (SPL), a cabine inclui controle automático da temperatura e filtragem, além de contar com câmara de visão em 360 graus.

Dois monitores consolidam dados da máquina, controles operacionais, referências de orientação e aplicações como o Cat MineStar, reduzindo a necessidade de vários painéis.

A nova funcionalidade opcional Auto Hoist eleva automaticamente a carroçaria e controla a velocidade do motor.

Já a eletrônica integrada no modelo inclui conectividade ethernet para transferência mais rápida de dados.

A plataforma tecnológica agrega o Cat Product Link Elite, com conectividade padrão via 4G/LTE e rádio celular/satélite disponível para a transferência de dados, informa a fabricante.

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